Com 16 times e vagas para competições nacionais, Estadual Sub-20 tem fórmula de disputa definida

2 de fevereiro de 2024

Valendo vagas para duas competições nacionais, o Estadual Sub-20 2024 teve a fórmula de disputa definida na tarde desta sexta-feira (02), em arbitral que reuniu representantes dos times e da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES). Dezesseis clubes vão participar do principal campeonato da categoria no Estado.

Duas fórmulas de disputa foram apresentadas, por Jaguaré e Vilavelhense, no arbitral. Após votação entre os times presentes, a maioria (oito contra sete) decidiu pela proposta do Jaguaré.

Na primeira fase, serão quatro chaves com quatro times, que se enfrentam entre si em turno e returno. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta assim como as semifinais e finais.

O primeiro critério para formação dos grupos foi o geográfico, como determinado na proposta vencedora. O segundo critério foi sorteio, usado para definir qual time da região Norte iria para a Chave B, composta por equipes da região Centro, e o sorteado foi o Jaguaré. Outro sorteio foi realizado, entre clubes do Centro, para complemento da Chave B e formação da Chave C. Além disso, o Vilavelhense se prontificou a ir para o grupo da região Sul, evitando assim outro sorteio.

Após isso, a Chave A ficou composta por CTE Colatina, Real Noroeste, São Mateus e Nova Venécia. Na Chave B, estão Jaguaré, SC Brasil Capixaba, Serra e Vitória. A Chave C tem Desportiva Ferroviária, GEL, Porto Vitória e Rio Branco AC. E a Chave D conta com Estrela do Norte, Forte FC, Rio Branco FC e Vilavelhense.

Os dois finalistas se classificam para a Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano que vem. Além disso, o campeão também garante vaga para mais uma competição nacional de 2025, a Copa do Brasil Sub-20.

A previsão é que bola role no dia 24 de fevereiro. A tabela completa e o regulamento serão publicados no site da FES até a próxima quarta-feira (07).

O Estadual Sub-20 deste ano será contemplado por Termo de Fomento da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), no valor de R$ 150 mil, para pagamento de arbitragem, quadro móvel e material esportivo, reduzindo assim os custos para os clubes participantes.

Estadual Sub-20 – 1ª Fase

CHAVE A: CTE Colatina, Real Noroeste, São Mateus e Nova Venécia.

CHAVE B: Jaguaré, SC Brasil Capixaba, Serra e Vitória.

CHAVE C: Desportiva Ferroviária, GEL, Porto Vitória e Rio Branco AC.

CHAVE D: Estrela do Norte, Forte FC, Rio Branco FC e Vilavelhense.

 


Próximos jogos

Estadual Série A
Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim

Estadual Sub 20
Estiva, Serra

Estadual Série A
Conilon, Jaguaré

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20
Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Sub 20

Estadual Sub 20
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante