Clubes falam da importância dos Estaduais Sub-11 e Sub-13, que começam neste fim de semana

20 de outubro de 2023

Foto: Henrique Montovanelli/FES

Competições que voltaram ao calendário do futebol capixaba no ano passado, os Estaduais Sub-11 e Sub-13 2023 começam neste fim de semana. Os campeonatos são organizados pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e visam proporcionar esporte, saúde e lazer a centenas de crianças que ainda estão iniciando no futebol.

São sete clubes participantes, que se enfrentam em turno único na primeira fase, classificando os quatro melhores para as semifinais. Os jogos têm entrada gratuita e são disputados em dois tempos de 20 minutos, no sub-11, e em dois tempos de 25 minutos, no sub-13, com intervalo de 10 minutos. Na primeira fase, os mesmo clubes se enfrentam nas duas categorias, no mesmo dia e local.

A 1ª rodada começa no sábado (21), com partidas entre Desportiva Ferroviária e Porto Vitória, às 9h e às 10h30 no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, e entre Castelo e Aster Brasil, às 16h e às 17h30, no Emilio Nemer, em Castelo. No domingo (22), Caxias EC e Vilavelhense se enfrentam às 14h30 e às 16h, no Campo do Caxias EC, em Vitória. O Doze FC folga na rodada.

Dirigentes dos clubes comemoram a realização das duas competições e falam sobre a importância delas para as crianças e para as famílias envolvidas.

“Achei a iniciativa da Federação excelente. Sabemos da importância da base na formação dos atletas e com o Estadual Sub-11 e o Estadual Sub-13 organizados pela Federação, temos a oportunidade de começar um trabalho mais cedo na formação dos atletas. Um torneio gerido pela Federação nos traz mais segurança enquanto clube federado. A federação está de parabéns!”, elogia João Carlos Rocha, vice-presidente da Desportiva Ferroviária.

“É importante a questão do estímulo ao atleta. Quando a gente fala de um campeonato da Federação, a gente fala de alto rendimento. O atleta vai a campo, assina súmula, vê toda a organização, é estimulante para ele e para a família e isso também estreita os laços dele com o clube, tem um vínculo, ele fica registrado. Em competições da Federação, a gente coloca os melhores dos melhores das categorias, tem uma seleção, e eles levam isso muito a sério”, explica Aloir Rocha Neves, presidente do Caxias EC.

As duas competições voltaram a acontecer no ano passado. Na ocasião, a última edição do Estadual Sub-13 tinha ocorrido em 2012, e o Estadual Sub-11 não era realizado desde 2010. No retorno em 2022, o Porto Vitória conquistou o dois títulos, superando o Aster Brasil, no sub-11, e o Tupy, no sub-13.

Os Estaduais Sub-11 e Sub-13 deste ano são contemplados pelo importante apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), com investimentos no valor de R$ 100 mil para pagamento de arbitragem, coletes, bolas e medalhas.

Estadual Sub-11 – 1ª Rodada

– Desportiva Ferroviária x Porto Vitória (21/10, 9h, Engenheiro Araripe, Cariacica)

– Castelo x Aster Brasil (21/10, 17h30, Emilio Nemer, Castelo)

– Caxias EC x Vilavelhense (22/10, 16h, Campo do Caxias, Vitória)

 

Estadual Sub-13 – 1ª Rodada

– Desportiva Ferroviária x Porto Vitória (21/10, 10h30, Engenheiro Araripe, Cariacica)

– Castelo x Aster Brasil (21/10, 16h, Emilio Nemer, Castelo)

– Caxias EC x Vilavelhense (22/10, 14h30, Campo do Caxias, Vitória)

 

 

 

 

 

 

 


Próximos jogos

Copa ES
Virgílio Grassi, Rio Bananal

Estadual Sub 20 - Semifinal
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Engenheiro Araripe, Cariacica

Copa ES
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 15
CT da Coruja Azul, Linhares