Rio Branco SAF é aprovada por unanimidade

12 de junho de 2023

Fotos: Pedro Lorenzon/Rio Branco AC e Bruno Pereira

Os sócios do Rio Branco Atlético Clube decidiram, em Assembleia Geral Extraordinária, no último domingo (11/06), em Vitória (ES), pela criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do centenário clube capa-preta do Espírito Santo. Com votação unânime, o Rio Branco AC passa agora a se tornar um clube-empresa.

O clube acredita que a criação da SAF – a primeira no futebol capixaba – possibilitará mais oportunidades de crescimento no mercado financeiro e investimentos necessários para um salto de qualidade em sua estrutura.

“Certamente é um momento histórico na história de 110 anos da instituição. Me arrisco a dizer que se trata da ‘refundação’ do clube. Os sócios compreenderam que o modelo associativo é obsoleto em termos de captação de recursos e aprovaram alteração estatutária. A adesão à SAF é a concretização de um trabalho iniciado por essa gestão, que preparou o clube para o futuro ao realizar uma administração austera, profissional e transparente. O saneamento financeiro da instituição, somado a gestão austera e reposicionamento de marca no mercado, tornou o clube atrativo para os investidores e pavimentou o caminho para construção e implantação do projeto SAF. O dia 11 de junho entrará na história da maior e mais tradicional instituição esportiva do Espírito Santo”, afirmou o presidente do Rio Branco, Paulo Pachêco.

“A Federação de Futebol do Espírito Santo dará todo o apoio ao clube nessa transição para que seja um sucesso. Trata-se de um clube centenário e tradicional no Espírito Santo, maior vencedor aqui no Estado. Ficamos felizes por ser um grupo empresarial local que está investindo na SAF”, disse o presidente da FES, Gustavo Vieira.

A partir desta segunda-feira (12), iniciam-se os trâmites para a constituição e registro do Rio Branco SAF. Após o registro, será convocada uma nova assembleia de sócios para a votação da transferência de 90% das ações da nova companhia para a T2R Sports Ltda, grupo que já assinou contrato vinculante e será acionista majoritário da SAF do Rio Branco.

A T2R Sports Ltda apresentou proposta para investir, no mínimo, R$ 50 milhões em dez anos, dos quais R$ 10 milhões serão destinados à infraestrutura do clube, incluindo a construção de um centro de treinamento. Após a conclusão de toda a operação, o clube associativo do Rio Branco será um sócio relevante na SAF, protegendo as tradições do clube, recebendo dividendos e participando da tomada de decisões.


Próximos jogos

Copa ES - 2ª Fase
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Feminino - Semifinal
Campo do A.A. Aliança - B. Aeroporto, Guarapari

Copa ES - 2ª Fase
Kleber Andrade, Cariacica

Copa ES - 2ª Fase
Joaquim Alves de Souza, Barra de São Francisco

Copa ES - 2ª Fase
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Feminino - Semifinal
Estádio Humberto Scaramussa, Vargem Alta

Copa ES - 2ª Fase
Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim

Estadual Feminino - Semifinal
Estádio Arlindo Villaschi, Viana