Porto Vitória consegue Certificado de Clube Formador emitido pela CBF. Presidente comemora.

11 de maio de 2023

Fotos: Henrique Montovanelli/FES

O Porto Vitória comemora uma importante conquista fora de campo. O clube capixaba conseguiu o Certificado de Clube Formador (CCF) emitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Apenas 39 clubes em todo o país possuem o CCF e o Porto Vitória é o único capixaba nessa lista atual. Segundo a CBF, o certificado “atesta as qualidades técnicas da entidade de prática desportiva da modalidade futebol para a formação de atletas, intitulando-a a pleitear a indenização por formação estabelecida na legislação e normas nacionais”.

Essa indenização por formação tem a função de compensar os investimentos realizados na formação do atleta e deve ser paga em duas situações, nas transferências nacionais.

Uma quando o atleta que estiver sob Contrato de Formação se recusar a assinar o primeiro contrato profissional com o clube portador do CCF. Outra quando o clube portador do CCF não conseguir exercer o seu direito de preferência na renovação do primeiro contrato profissional de atleta por ele profissionalizado. O valor pode chegar a 200 vezes os gastos efetuados com a formação do atleta e deve ser pago pelo novo clube do jogador.

Para conseguir o certificado, é preciso comprovar uma série de exigências como participações em competições oficiais de base, técnicos e preparadores físicos habilitados, condições adequadas de alojamento, alimentação e higiene, assistências educacional, nutricional, psicológica, médica e odontológica, seguro de vida, entre outros requisitos.

Presidente do Porto Vitória, Vinicius Coelho fala sobre o trabalho para conseguir o CCF: “Comprovamos nossa evolução aumentando nosso quadro de colaboradores, na parte multidisciplinar também, que são nutricionista, pedagoga, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, médico e outros profissionais. Na parte de alojamento, temos 39 suítes, dois atletas para cada quarto, cinco refeições por dia. A CBF tem uma exigência muito grande nessas comprovações, por isso demorou um pouco para conseguir. Tem que ter um investimento muito alto, com muitos profissionais envolvidos, garantindo que os atletas terão uma excelência na formação, tanto dentro de campo, como atleta, quanto fora de campo, como pessoa.”

O clube tem mais de 100 atletas nas categorias de base, que vão do Sub-11 ao Sub-20. Vinicius acredita que o certificado é muito importante no projeto do Porto Vitória.

“A importância é muito grande, isso vem a comprovar a excelência de um trabalho. Os clubes que contratarem esses atletas vão saber que esses atletas estão indo com uma formação de excelência. Isso comprova que nosso trabalho está de acordo com as exigências da CBF. Muda o reconhecimento do mercado. O Porto Vitória agora faz parte de um seleto grupo”, conclui.

Confira a lista dos 39 clubes portadores do Certificado de Clube Formador

 

 

 


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia