FES se reúne com clubes da Série A e retorno do Capixabão será dia 25 de novembro

13 de agosto de 2020

A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), através do Presidente Gustavo Vieira e os representantes dos oito clubes disputantes do Campeonato Estadual Série A 2020, estiveram reunidos de forma virtual, na tarde desta quinta-feira (13), em sistema de videoconferência, para debater os assuntos referentes ao retorno das atividades do campeonato, após a publicação da Portaria Nº 159-R da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) que autoriza o retorno dos treinamentos dos clubes e a realização dos jogos de futebol nas Séries A e B do Capixabão, a partir do dia 26 de setembro.

Ficou definido através de votação que o retorno da competição será no dia 25 de novembro, com jogos realizados sempre às quartas-feiras, e que a partida final ocorrerá no dia 30 de dezembro.
Para dar prosseguimento à competição, uma nova janela de inscrição será aberta para a sua conclusão. Assim, novos atletas poderão ser inscritos e registrados para, sendo que seus nomes deverão constar no sistema BID / CBF, até no último dia que antecede a primeira partida da fase quartas de finais do campeonato.

Visando a mitigação de casos e a segurança dos profissionais, a FES vai custear dois testes Covid com até 30 kits para todas as equipes disputantes e a arbitragem capixaba, exceto para o Vitória e Real Noroeste que já serão contemplados com testes pela Série D.

Considerando a não realização, excepcionalmente em 2020 da Copa Espírito Santo, devido a pandemia COVID 19, vagas para as competições CBF – Copa Verde 2021, e também do Campeonato Brasileiro Série D 2021, serão destinadas ao vice-Campeão Estadual do Campeonato Estadual da Série A de 2020.
Os clubes participantes, ficam excepcionalmente desobrigados, neste ano, de participarem do Campeonato Estadual SUB 20.

Entenda

A Portaria n° 159-R, que autoriza o retorno das atividades do futebol, foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11), pelo Governo do Estado e com isto os times capixabas que disputam a séries A e B do Campeonato Capixaba foram liberados para voltar suas atividades a partir do dia 26 de setembro.
A medida beneficiará os times da primeira divisão – Rio Branco de Venda Nova, Desportiva Ferroviária, Rio Branco Atlético Clube, Serra, Estrela do Norte e São Mateus. Além dos clubes que disputam a segunda divisão – Pinheiros, Vilavelhense, Esse, Capixaba e Sport-ES.
Vitória e Real Noroeste, que também estão na Série A, já estavam liberados para treinar, pois tem compromissos agendados pela Série D do Campeonato Brasileiro, em setembro.

Portaria Nº 159-R
A Portaria publicada nesta terça-feira (10), no Diário Oficial do Espírito Santo, assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, determina que todas as atividades serão liberadas sem a presença de público e que os clubes atendam rigorosamente o Guia Médico de Sugestões Protetivas Para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro, feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 


Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória