O Gálatas Esporte Clube, o Leão Capixaba, tem suas raízes no antigo Espírito Santo Futebol Clube, uma equipe tradicional do estado que, após um período de inatividade, passou por uma reformulação completa.
O clube foi adquirido por um novo grupo de gestores e retorna ao cenário esportivo, agora sediado em Barra de São Francisco, Região Noroeste do estado do Espírito Santo.
Essa nova fase marca um recomeço promissor: novo nome, nova identidade, novo escudo, novo uniforme e uma gestão profissional, comprometida com o crescimento do clube, da cidade e de toda a região.
Com uma visão estratégica e moderna, o Gálatas EC busca não apenas ser competitivo dentro de campo, mas também gerar oportunidades para atletas locais, impulsionar o esporte capixaba e fortalecer a economia e a visibilidade do município.
O clube está pronto para escrever um novo capítulo na sua história, com planejamento, profissionalismo e paixão pelo futebol.
Fundado em 2006 na cidade de Anchieta, o clube nasceu como Espírito Santo Futebol Clube, com a missão de fortalecer o futebol capixaba e transformar a vida de jovens talentos por meio do esporte.
Em pouco tempo, conquistou espaço e respeito dentro e fora dos gramados, trilhando um caminho marcado por superações e vitórias. Após alguns anos de atividades, o projeto foi descontinuado — mas a paixão pelo futebol e o compromisso com a transformação social nunca deixaram de existir.
2006 Fundação do clube em Anchieta/ES.
2008 Primeira participação no Capixabão, o Campeonato Capixaba de Futebol.
2015 Conquista de títulos importantes no cenário regional.
2016 Estreia na Copa Verde e campanha de destaque no Capixabão.
2025 Início de um novo ciclo: mudança de nome para Gálatas Esporte Clube, o Leão Capixaba, com total reestruturação do clube e uma visão ambiciosa para o futuro. O clube disputa a Série B do Campeonato Capixaba, pela primeira vez, como Gálatas Esporte Clube.
A fundação do Espírito Santo Futebol Clube
O Espírito Santo Futebol Clube, ou Santão, foi fundado em 06 de agosto de 2006, em Anchieta, Sul do Estado. O time teve sua primeira participação como profissional em 2008, na segunda divisão do Campeonato Capixaba. Em 2009, ficou em segundo lugar na competição. Em 2010, perdeu para o Rio Branco por 14 a 2, no Estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, pelo Capixabão.
Em 2013 foi rebaixado novamente e perdeu investimentos, forçando o encerramento das atividades.
Em 2014, um grupo de empresários comprou o Espírito Santo Futebol Clube e o transformou em uma sociedade anônima.
O Espírito Santo foi campeão da segunda divisão capixaba em 2015 e da Copa Espírito Santo. No ano seguinte, foi vice do Capixabão. Disputou a Série D do Campeonato Brasileiro em 2016, 2017 e 2018. Também já disputou a Copa Verde. Ainda em 2018, as atividades do clube foram encerradas pela segunda vez.