Rio Branco comemora classificação antecipada na Série D. Porto também vence e segue com chances
Fotos: Wagner Chaló/Rio Branco e Ricardo Medeiros/A Gazeta
Os dois representantes do futebol capixaba venceram na 13ª rodada do Brasileirão Série D, no sábado (19). O Rio Branco AC SAF comemorou a classificação antecipada para a segunda fase, com a vice-liderança garantida do Grupo A6, e o Porto Vitória segue vivo na luta por uma vaga, no mesmo grupo.
Jogando fora de casa, no estádio Elcyr Redense, em Saquarema (RJ), o Rio Branco AC SAF venceu o já eliminado Boavista-RJ, por 2 a 0. O jovem meia Breno Melo abriu o placar com um golaço, aos 17 minutos do segundo tempo, driblando dois marcadores e chutando forte no canto esquerdo do goleiro. E o volante Carlinhos ampliou aos 44, depois de interceptar um passe e driblar o goleiro.
Com o resultado, o time capa-preta somou 23 pontos, garantindo não somente a classificação matemática para a próxima fase, mas também a vice-liderança do Grupo A6. Isso porque o Rio Branco AC SAF não consegue mais alcançar a líder Portuguesa-SP, que tem 27 pontos, mas também não pode mais ser ultrapassado por nenhuma equipe no grupo.
“Pelo empenho dos atletas, acho que é tudo mérito deles. É um grupo muito bom de se trabalhar, um grupo que se dedica diariamente, que busca ser melhor nos treinamentos, e as coisas positivas vêm acontecendo nos jogos, né? Enfrentamos um adversário que já não tinha mais objetivos na competição, se lançando ao ataque. Depois, nossa equipe conseguiu encaixar a marcação. No segundo tempo, fomos empurrando os caras para trás e soubemos aproveitar as oportunidades de gol. Poderiam ter acontecido outros, né? Mas eu fico feliz com o resultado, com mais uma vitória, principalmente fora de casa, e com a consolidação da nossa classificação, especialmente na segunda colocação”, analisou o técnico Rodrigo Fonseca.
Também no sábado (19), o Porto Vitória superou o Pouso Alegre-MG por 3 a 0, no estádio estadual Kleber Andrade, em Cariacica. O meia João Paulo e o lateral Thallyson balançaram as redes com chutes colocados, aos 36 minutos do primeiro tempo e no primeiro minuto da etapa final. E o atacante Rossetto fechou o placar, se esticando para finalizar um cruzamento rasteiro, aos 4 minutos do segundo tempo.
“A gente sabia que seria um jogo muito complicado. A gente sabe da qualidade da equipe do Pouso Alegre. Mas entramos concentrados. Todo o elenco acreditava, em momento nenhum a gente duvidou da nossa capacidade. Fizemos o nosso melhor e as coisas ocorreram da melhor forma”, analisou o goleiro Aydhan.
O Porto Vitória agora tem 16 pontos, na sexta posição do Grupo A6, atrás das outras três equipes que também brigam pela classificação: Maricá-RJ (3ª colocado com 19 pontos), Água Santa-SP (4º colocado com 18 pontos) e Pouso Alegre-MG (5º colocado com 17 pontos).
Todos os jogos da 14ª e última rodada da primeira fase acontecem no sábado (26), às 16h. Para se classificar, o Porto precisa vencer o Nova Iguaçu-RJ, no estádio Jânio Moraes, e torcer por resultados envolvendo Pouso Alegre-MG e Água Santa-SP, que se enfrentam na rodada, e Maricá-RJ, que visita o Rio Branco AC SAF, no Kleber Andrade.
Brasileirão Série D – Resultados da 13ª rodada do Grupo A6
– Porto Vitória 3 x 0 Pouso Alegre-MG (19/07, Kleber Andrade, Cariacica)
> Gols: João Paulo (36 minutos do 1º tempo), Thallyson (1 minuto do 2º tempo) e Rossetto (4 minutos do 2º tempo)
– Boavista-RJ 0 x 2 Rio Branco AC SAF (19/07, Elcyr Resende, Saquarema-RJ)
> Gols: Breno Melo (17 minutos do 2º tempo) e Carlinhos (44 minutos do 2º tempo)
Brasileirão Série D – 14ª rodada do Grupo A6
– Rio Branco AC SAF x Maricá-RJ (26/07, 16h, Kleber Andrade, Cariacica)
– Nova Iguaçu-RJ x Porto Vitória (26/07, 16h, Jânio Moraes, Nova Iguaçu-RJ)