Central do VAR vai funcionar pela primeira vez, no Capixabão Superbet 2025
Foto: Divulgação/FES e Henrique Montovanelli/FES
Pela primeira vez no futebol capixaba, o sistema de árbitro de vídeo (VAR) será operado sempre do mesmo lugar, independentemente do local da partida. A Central do VAR estreia no Capixabão Superbet 2025, que também terá mais jogos beneficiados pela tecnologia.
Agora, os dois árbitros de VAR (principal e assistente) vão se comunicar de maneira remota com a arbitragem da partida, diretamente de uma sala projetada para isso, instalada na sede da TVE, onde também irão manusear os equipamentos da tecnologia. Anteriormente, era preciso instalar uma sala para a arbitragem do VAR em cada estádio onde o sistema iria atuar.
O projeto é executado pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e por sua Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF-ES), em parceria com a TVE Espírito Santo, e prevê uma redução de custos e uma maior segurança e agilidade na operação do sistema.
Para poder colocar em prática a Central do VAR, a FES precisou investir no aluguel do equipamento e na formação de novos árbitros para as funções. Entre os dias 12 e 17 de dezembro, foi realizado o primeiro Curso de Homologação VAR Espírito Santo, no 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Vila Velha. As atividades práticas e teóricas foram ministradas por Marcos André Gomes, presidente da CEAF-ES e instrutor de VAR da CBF, e por Péricles Bassols, instrutor FIFA e gerente técnico de VAR da CBF, e contou com a realização de dois campeonatos de futebol: a Copa VAR Sub-15 e a Copa VAR Sub-17. O curso habilitou 16 árbitros para a função de VAR e 16 árbitros para a função de AVAR (assistente de árbitro de vídeo).
“A federação está fazendo um investimento muito alto no que se refere à implementação do VAR em boa parte dos jogos do Campeonato Capixaba 2025. O investimento dessa capacitação e de aluguel de equipamento é algo em torno de R$ 450 mil. Penso que com isso teremos uma arbitragem cada vez mais capacitada, mais preparada para desenvolver duas atividades, prestar o melhor serviço para os nossos filiados, que disputam nossas competições”, afirma o presidente da FES, Gustavo Vieira.
“A TVE busca contribuição constante com o futebol no Estado e essa iniciativa pode nos tornar inspiração para outras emissoras públicas e federações Brasil afora. Isso aumenta a nossa responsabilidade”, acredita o diretor-geral da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, Igor Pontini, em entrevista ao site da Fundação Carmélia.
Os jogos que terão o auxílio da tecnologia serão escolhidos pela CEAF-ES, que no momento conta com um equipamento. A versão utilizada é a do “VAR Light”, que é mais acessível por poder trabalhar com menos câmeras, por não ter um operador (o próprio árbitro faz a função na cabine) e por não contar com o software de linha de impedimento. Entretanto, mesmo sem esse software, a ferramenta pode atuar em lances de impedimento claros, em que não haja a necessidade de linhas de impedimento para sanar dúvidas, além de em todos os outros lances do protocolo VAR. Essa versão também é mais versátil, adequando-se a outros estádios do futebol capixaba, enquanto apenas o Kleber Andrade comporta a versão completa do sistema.
A Central do VAR estreia já na primeira rodada do Capixabão Superbet 2025, em duas partidas: no clássico entre Desportiva Ferroviária e Vitória, que se enfrentam no estádio Engenheiro Araripe, às 17h deste sábado (18), e no duelo entre Porto Vitória e Real Noroeste, no Kleber Andrade, às 19h de segunda-feira (20).
Presidente da CEAF-ES, Marcos André Gomes fala dos benefícios de centralizar essa operação: “A primeira vantagem é a questão logística, porque os equipamentos permanecem no mesmo local, não precisa se deslocar para outros lugares. Isso minimiza custos. A outra vantagem é a possibilidade de fazermos mais jogos, de acordo com a tabela. A gente está com uma expectativa muito grande de ter esses jogos com o VAR e com a possibilidade de fazer maior justiça, em algumas falhas que ainda podem acontecer dentro de campo. E nossa preparação continua, em termos de treinamento, para aprimoramento dos árbitros. Quanto mais jogos com o VAR, melhor”.
Histórico do VAR no Espírito Santo
O sistema de árbitro de vídeo foi usado pela primeira vez no Estado em 2022, na final da Copa Espírito Santo daquele ano, e voltou em 2023, na final da mesma competição.
Em 2024, a FES adotou o uso do “VAR Light” e, com isso, conseguiu ampliar a utilização dessa tecnologia, que entrou em ação nas semifinais e finais do Capixabão Superbet e na final da Copa ES Sicoob, totalizando sete partidas. E em 2025, com o aumento dos investimentos, com a capacitação dos novos árbitros e com a Central do VAR, mais jogos serão beneficiados com a tecnologia.