Porto Vitória supera o Rio Branco SAF, nos pênaltis, e comemora o bicampeonato da Copa ES Sub-20
Fotos: Henrique Montovanelli/FES
Finalistas do Campeonato Capixaba Sub-20 deste ano, Porto Vitória e Rio Branco SAF se reencontraram na final da Copa ES Sub-20, no domingo (03), no estádio estadual Kleber Andrade, em Cariacica. Assim como na primeira decisão da temporada, o time alviverde levou a melhor e conquistou o bicampeonato na competição.
Representantes do Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2025, os dois times fizeram um 0 a 0 movimentado, no tempo regulamentar, e decidiram o título nos pênaltis. Na marca da cal, o Porto venceu por 4 a 1, depois de converter todas as suas cobranças, com Kauanzinho, Alan, Kaique e Ernani. Já o time capa-preta marcou com João Pedro, mas desperdiçou com Edmilson, que mandou por cima da trave, e Rhayan, que parou no goleiro Montanha. A partida foi transmitida pela TVE Espírito Santo e teve entrada gratuita para as torcidas.
“A felicidade é muito grande, não tem como expressar. Mas isso não é só meu, é do grupo todo, que me apoiou e disse que eu ia pegar. Eu fui muito confiante e consegui fazer a defesa. Esse título mostra como nosso time vem crescendo a cada jogo, a cada competição. Se Deus quiser, a gente vai chegar bem para fazer uma boa Copinha”, comemorou Montanha.
Com mais essa conquista, o Porto venceu todas as competições de base do ano até o momento, no Estado: Campeonatos Capixabas Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11, e Copa ES Sub-20. Também foi campeão em todas as categorias que disputou, já que também venceu o Capixabão profissional em 2024.
Por tudo isso, o trabalho é bem avaliado pelo diretor executivo do Porto Vitória, Rodrigo Almeida: “Essa conquista foi muito importante. Além de ser a segunda Copa ES Sub-20 que vencemos, de maneira seguida, foi a competição que jogamos com atletas com dois ou um ano mais novos. Alguns jogadores juvenis jogaram e fizeram parte do plantel. Então, foi muito significante, porque pudemos dar um passo muito grande para boas campanhas no próximo ano, começando pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, que é nosso principal foco”
Organizada pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo, a Copa ES Sub-20 deste ano contou com dois importantes investidores: Supermercados BH e Fibrasa S/A. As duas empresas destinaram recursos do ICMS por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), no valor de R$ 160 mil, quantia usada para o pagamento de arbitragem e material esportivo.
Copa ES Sub-20 – Final:
– Porto Vitória 0 (4 x 1) 0 Rio Branco SAF (03/11, Kleber Andrade, Cariacica)