Ex-presidente do TJD-ES, capixaba Eduardo Ramos entra para comissão do STJD

24 de julho de 2024

Foto: Arquivo pessoal

Ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES), Eduardo Xible Salles Ramos vai atuar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD). Ele tomou posse nesta quarta-feira (24) como um dos cinco auditores da Comissão Disciplinar de Julgamento, responsável pelo julgamento em primeira instância das competições nacionais.

Segundo dados do STJD, Eduardo se torna o primeiro capixaba a exercer a função de auditor no órgão. Antes dele, Marco Aurélio Gobetti, que foi o primeiro capixaba a entrar na corte, atuou como procurador, entre 2020 e 2021.

Natural de Colatina, Eduardo é advogado e contador, mestrando em Direitos e Garantias Fundamentais e pós-graduado em Direito Tributário e Finanças Públicas e em Direito Eleitoral, e atualmente é juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo.

Eduardo atuou por 13 anos no TJD-ES, onde foi procurador de Justiça Desportiva, de 2010 a 2015, auditor do Pleno, de 2015 a 2023, e presidente, de 2020 a meados de 2023, quando deixou o cargo, hoje ocupado por Felipe Morais Matta.

Com sede no Rio de Janeiro-RJ, o STJD é um órgão autônomo e a entidade máxima da justiça brasileira desportiva no futebol. Suas comissões atuam no julgamento das ocorrências em competições interestaduais e nacionais promovidas, organizadas ou autorizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e em partidas e competições internacionais amistosas. A nomeação de Eduardo se deu por indicação do Pleno do STJD.

“Primeiramente, é importante registrar que não se trata de uma conquista pessoal, mas sim de reconhecimento do trabalho de vários personagens que atuam ou atuaram na Justiça Desportiva capixaba, visando o desenvolvimento do desporto. Além disso, a indicação mostra a competência e credibilidade do Presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, que foi peça fundamental nesse processo. A indicação é uma importante ferramenta de representatividade e comprova a evolução e organização do futebol capixaba”, afirma Eduardo.

“Representar o Espírito Santo no STJD é motivo de orgulho e de muita responsabilidade. Trabalharei incansavelmente em busca da justiça, da igualdade e da representatividade. O Espírito Santo é um grande celeiro de atletas e juristas e merece um lugar cativo na mais alta corte do esporte nacional”, emenda.

Eduardo também avalia a atuação do STJD e se diz preparado para o novo desafio na carreira.

“O STJD tem exercido função primordial na promoção da ética, da moralidade, da estabilidade das competições e do espírito esportivo (fair play). Tenho certeza de que a nova gestão dará continuidade ao trabalho desenvolvido até agora e espero contribuir para esse avanço, dentro de minhas atribuições legais”, conclui.


Próximos jogos

Copa ES
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante

Estadual Sub 15
Campo do MEC, Serra

Estadual Sub 17
Campo do MEC, Serra

Estadual Sub 17
Campo do Tiradentes, Serra

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 15
Campo do Tiradentes, Serra

Copa ES
Gil Bernardes, Vila Velha

Copa ES
Estádio José Maria Mantovanelli, Vila Valério