FES e CEAF-ES formam 17 novos árbitros e assistentes

18 de agosto de 2025

Fotos: Henrique Montovanelli-FES

O quadro de arbitragem de futebol do Espírito Santo ganhou novos nomes. A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Espírito Santo (CEAF-ES) realizaram, na noite da última quarta-feira (13), a formatura da Escola de Árbitros Gabino Rios (Esagrios), no auditório da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

Após um ano de dedicação, com aulas e provas práticas e teóricas, além de provas de aptidão física e de estágio em campo, 17 novos árbitros e assistentes concluíram o curso 2024/2025 e pegaram o diploma.

São eles: Andremaria Boa Ferreira, Brayner Walcher, Clemilson Moreira, Daniel Moreira, Francielle Basilio Soares, Geraldo Viana, Janderson Barata, Kaio Robert Gonçalves, Katieny do Espírito Santo, Leonardo Ferreira, Luiz Eduardo Nogueira, Marcos Alexandre Mulullo, Rodolpho Vinícius da Rocha, Rogério Fernandes, Ronaldo Felipe de Azevedo, Selmo Matias e Verônica Capaz.

“É uma vitória muito grande porque a gente abriu mão de muitas coisas, a gente deixou de estar com a família para poder conquistar isso, que é um desejo individual de cada um. Então, é uma realização que está completando neste momento, através do diploma. Quando a gente pega o diploma, a gente sente aquele alívio de ter percorrido esse caminho, das aulas online, as aulas práticas também, o desafio do primeiro jogo, aquele frio na barriga”, conta a árbitra assistente Verônica Capaz, que mora em Vila Valério e é natural de São Gabriel da Palha.

Verônica conta que descobriu, durante o curso, estar grávida pela segunda vez e que, por isso, vai precisar esperar para voltar aos gramados: “Esse outro sonho, que é a arbitragem, vai ter que esperar um pouquinho mais. Mas eu espero voltar em 2026”.

Carlos Depizzol (Secretário da CEAF-ES e instrutor), Davi Lacerda (árbitro e instrutor), Luis Carlos Salvadeu (instrutor físico) e Vanderson Zanotti (instrutor) deram aulas teóricas e práticas no curso. Além deles, Raimundo Lopo (instrutor e presidente da Comissão de Arbitragem do DF), Marcos André Gomes (presidente da CEAF-ES e instrutor), Fabiano Ramires (assistente de arbitragem e instrutor), Poliana Freitas (nutricionista), Gabriel Carvalho (advogado mestre em Direito Desportivo Internacional), Raphael Penitente (diretor-executivo da FES) e João Pazini (psicólogo esportivo) lecionaram aulas teóricas. E Raphael Garcia (árbitro e instrutor), Devarly do Rosário (instrutor) e Geraldo Pimentel (instrutor) lecionaram aulas práticas.

“É uma satisfação muito grande ser instrutor da Esagrios. É muito gratificante chegar aqui e ver que eles cresceram, que evoluíram. Eu, como aluno também nos quais eu participo, consigo passar um pouco dessa experiência do que é ministrado para nós em termos nacionais e estaduais. E, ao longo do processo, ao longo desse último ano, eles conseguiram absorver bastante, aprender, o que é muito importante, e tiverem êxito”, conta Davi Lacerda, árbitro dos quadros da CBF e da FES, que foi instrutor no curso.

“É um grupo muito simples e, ao mesmo tempo, forte. O tempo todo eles se completam. É um grupo muito querido e eu, de verdade, confio muito em cada ser humano que está aqui. É um grupo muito bom e que tem bastante potencial. Eu tenho acompanhado, não só nas aulas, mas também no campo, que alguns já estão atuando, e tenho certeza de que dará muito certo”, disse o ex-árbitro e atual instrutor Devarly do Rosário.

Presidente da FES, Gustavo Vieira prestigiou a cerimônia e lembrou, em seu discurso, da alta demanda de arbitragem no calendário cheio de competições da entidade: “Muitos terão oportunidades. Depende agora única e exclusivamente de cada um de vocês, do desempenho dentro de campo e essa preparação contínua, para estar galgando posições melhores. Começam no nosso sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, vai para o sub-20, Série B (do Capixabão), Copa Espírito Santo e Série A (do Capixabão). A CBF vai ficar de olho em quem se destacar e vai puxar para o seu quadro nacional. Então, desejo toda a sorte do mundo. E se preparem para as oportunidades!”

 


Próximos jogos

Estadual Sub 20
Complexo Esportivo Hermínio Brás, Santa Leopoldina

Estadual Série A - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20
Marcos Jose Campagnaro, Ibiraçu

Estadual Sub 20
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Série A - Quartas de Final
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Municipal Almiro Ofranti, Vargem Alta

Estadual Sub 20
Gil Bernardes, Vila Velha