Com desconto para mulheres, Espírito Santo recebe curso Licença C para treinador e treinadora, da CBF Academy
Treinador campeão capixaba em 2024 pelo Rio Branco SAF, Rodrigo Cesar afirma que é fundamental tirar as licenças da CBF Academy para o desenvolvimento da carreira.
Foto: Laila Pecorari/Rio Branco SAF
A capacitação é essencial para se destacar no futebol, que está cada dia mais competitivo e estudado por todos os envolvidos no esporte. E para dar essa oportunidade aos profissionais do futebol capixaba, a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), se movimentou para trazer ao Espírito Santo o curso Licença C – Treinador de Futebol, da CBF Academy.
São 210 horas de atividades semipresenciais, com aulas on-line, que acontecem de 02 de outubro a 22 de novembro, e com aulas presenciais, que serão realizadas no clube AERT, em Bairro de Fátima, em Vitória, de 12 a 17 de novembro.
As inscrições estão abertas no site da CBF Academy, e como forma de incentivo, com desconto de 50% para mulheres que se encaixem em um dos requisitos do regulamento da promoção, como ser professora de Educação Física da rede pública de ensino (do fundamental à universidade), universitária de graduações ligadas ao tema do curso ou recém-formada (até 1 ano após a graduação). Todos os requisitos para ter o direito ao desconto podem ser acessados no momento da inscrição.
A Licença C é destinada a quem atua ou pretende atuar como técnico ou técnica em nível de iniciação em ambientes de escolas de futebol – ou similares – e na categoria sub-11. Entre os temas das aulas desse nível inicial das licenças, estão: treinador na iniciação esportiva, regras, princípios pedagógicos do treinamento, treinamento técnico e tático, desenvolvimento motor, psicologia na infância, gestão no esporte, identificação e seleção de talentos, fisiologia, nutrição e outros.
Treinador campeão capixaba em 2024, pelo Rio Branco SAF, e bicampeão da Copa Espírito Santo (2022 e 2023), com Vitória e Serra, Rodrigo Cesar afirma que é fundamental tirar as licenças da CBF Academy para o desenvolvimento da carreira.
“Para mim foi muito bom fazer as licenças. Por ter sido atleta, comecei direto na Licença B. E foi muito importante, tive conteúdos muito importantes, adquiri conhecimento e foi muito bom para o networking também. Acho de super valia tirar essas licenças. Estou buscando conciliar tudo o que eu vivi na prática, como atleta, com a teoria, dentro desses cursos. E venho buscando me capacitar cada dia mais. Neste fim do mês vou completar minha Licença A em Salvador-BA. E digo, para quem quer seguir essa carreira como treinador, que é muito importante buscar os estudos e estar sempre se capacitando, e esses cursos estão aí para isso”, conta Rodrigo Cesar.
Licença C – CBF Academy (Espírito Santo)
> Quando: aulas on-line, de 02 de outubro a 22 de novembro, e aulas presenciais, de 12 a 17 de novembro.
> Onde: As aulas presenciais serão realizadas no clube AERT, em Bairro de Fátima, em Vitória-ES.
> Carga horária: 210 horas
> Previsão de conclusão: 6 meses
> Desconto: 50% para mulheres que atendam a um dos requisitos da promoção
> Inscrições: site da CBF Academy