Com 10 times, Capixabão Série B Sicoob tem fórmula de disputa definida

22 de julho de 2024

Fotos: Henrique Montovanelli/FES

O Capixabão Série B Sicoob 2024 teve, nesta segunda-feira (22), a segunda reunião do Conselho Arbitral, realizada pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), no hotel Golden Tulip, em Vitória. Dez equipes entraram na disputa da competição, que tem início previsto para 07 de setembro e vale duas vagas de acesso à primeira divisão do futebol capixaba.

No encontro, a fórmula de disputa e o regulamento foram discutidos e definidos pelos clubes. O campeonato tem uma mudança significativa no regulamento para este ano, proposta pelo Vilavelhense e aprovada pela maioria dos votos (6 a 4).

As equipes podem relacionar, por partida, no máximo seis atletas com idade acima de 23 anos. Além disso, é permitida a relação, também por partida, de seis atletas amadores (com até 20 anos incompletos).

A fórmula de disputa aprovada prevê, para a primeira fase, a divisão dos clubes em duas chaves de cinco times. Após turno e returno, com confrontos entre os times da mesma chave, os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois finalistas conquistam o acesso e disputam o título em jogos de ida e volta.

A Chave Centro-Sul está formada por Capixaba SC, Castelo, GEL, SC Brasil Capixaba e Tupy. Já a Chave Centro-Norte tem CTE Colatina, Linhares FC, Pinheiros, São Mateus e Vilavelhense. A tabela e o regulamento serão publicados no site da FES até 25 de julho.

“Vai ser bem disputado. O Castelo está se reerguendo, então nós vamos montar um time competitivo e vamos disputar para tentar ascender à Série A”, afirma o presidente do Castelo, Leonardo Valle.

“Ficou um grupo difícil, teoricamente, com clubes de grande tradição. Então, a gente espera grandes duelos. Vai ser bem interessante essa Série B em 2024”, avalia o diretor de futebol do Linhares FC, Wanderson Lins.

No arbitral, a FES realizou a entrega de materiais esportivos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

O Capixabão Série B Sicoob tem o patrocínio do Sicoob, da Unimed e do Governo do Estado, através da Sesport e da TVE, emissora pública dos capixabas que tem os direitos de transmissão. A bola é da Kagiva. A FES arca novamente com despesas de taxas de arbitragem, reduzindo assim os custos dos clubes.

 

 


Próximos jogos

Copa ES Sub 13 - Semifinal
Campo do Itaquari, Cariacica

Copa ES Sub 11 - Semifinal
Campo do Itaquari, Cariacica

Copa ES Sub 11 - Semifinal
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Feminino Sub 17 - Final
Robertão, Serra

Copa ES Sub 13 - Semifinal
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES Sub 17 - Final
Robertão, Serra

Copa ES Sub 15 - Final
Robertão, Serra

Copa ES Sub 13 - Semifinal
Campo do Caxias, Vitória