Representantes do ES na Série D, Real Noroeste e Vitória, avaliam o Grupo A6 da competição que começa em maio

7 de março de 2023

Fotos: Breno Bonfá e Henrique Montovanelli/FES

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou a tabela básica do Campeonato Brasileiro Série D, com a formação dos oito grupos e os confrontos da primeira fase. Com isso, Real Noroeste e Vitória conheceram seus primeiros adversários na competição nacional.

Os dois representantes do futebol capixaba estão no Grupo A6, juntamente com Athletic-MG, Democrata-MG, Nova Iguaçu-RJ, Portuguesa-RJ, Resende-RJ e Santo André-SP.

O regulamento é o mesmo dos últimos anos. Após turno e returno nesta primeira fase, os quatro melhores de cada grupo avançam para a segunda fase. Todas as etapas do mata-mata serão disputadas em jogos de ida e volta e os semifinalistas conquistam o sonhado acesso para a Série C. Ao todo, 64 equipes disputam a Série D.

A primeira rodada está prevista para as datas 6 ou 7 de maio, quando o Real Noroeste estreia contra a Portuguesa-RJ, fora de casa, e o Vitória recebe o Resende-RJ, em casa. O primeiro confronto entre os times capixabas acontece já na 3ª rodada, em Águia Branca.

Os presidentes dos dois clubes avaliam a força do Grupo A6, falam sobre o planejamento e lembram de campanhas recentes.

“É um grupo muito forte, no ano passado também foi. Mas vai ser uma prova que de repente vai mostrar que, se a gente conseguir uma classificação, a gente tem chance de chegar entre os quatro semifinalistas. Estamos também fazendo esforço para trazer algumas peças, mas temos um time muito bom”, afirma Fláris Olímpio da Rocha, presidente do Real Noroeste, atual bicampeão capixaba e que chegou até as oitavas de final da Série D do ano passado.

“É um grupo muito difícil, tem alguns clubes de Série A de campeonatos estaduais fortes, mas em contrapartida tem uma logística melhor, o que facilita muito para a gente. O Vitória vai buscar algumas peças no mercado e, assim como em 2019, vai tentar fazer um bom campeonato e buscar a classificação”, avalia Rodolfo do Carmo, presidente do Vitória, lembrando da melhor campanha do time alvianil na competição, quando chegou à terceira fase.

Campeonato Brasileiro Série D

Grupo A6
Real Noroeste
Vitória
Athletic-MG
Democrata-MG
Nova Iguaçu-RJ
Portuguesa-RJ
Resende-RJ
Santo André-SP

1ª rodada (06 ou 07/05)
Vitória x Resende-RJ
Portuguesa-RJ e Real Noroeste

Tabela completa


Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Sub 15
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 17
Campo do Tiradentes, Serra

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha