Richarlison é convocado e será o quarto capixaba a disputar a Copa do Mundo

7 de novembro de 2022

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A tão esperada lista final do técnico Tite para a Copa do Mundo deste ano no Catar, divulgada na tarde desta segunda-feira (07), reservou um momento especial para o Espírito Santo. Richarlison foi convocado e será o quarto capixaba a disputar o torneio. O atacante também pode se tornar o segundo capixaba a levantar a taça.

O primeiro foi Fontana, que participou do tricampeonato da Seleção Brasileira na Copa de 1970, no México. O ex-zagueiro, natural de Santa Teresa, jogou por Santo Antônio, Rio Branco e Vitória no futebol capixaba.

Nascido em Domingos Martins, Carlos Germano chegou perto de repetir o feito de Fontana, mas acabou como vice-campeão em 1998, diante da França, anfitriã daquela edição. O terceiro capixaba a disputar a Copa do Mundo foi o cachoeirense e lateral-esquerdo Maxwell, em 2014, no Brasil.

Richarlison foi revelado pelo Real Noroeste, clube de Águia Branca pelo qual se destacou nas competições de base organizadas pela Federação de Futebol do Espírito Santo (FES). Ele se transferiu para o América-MG no fim de 2014, com 17 anos, e depois também brilhou no Fluminense-RJ.

O “Pombo”, como é carinhosamente chamado, está desde 2017 no futebol inglês, onde atualmente joga pelo Tottenham, depois de defender Watford e Everton. O capixaba também é embaixador do Nova Venécia FC, clube de sua cidade natal.

A trajetória vitoriosa na Seleção Brasileira principal começou em 27 de agosto de 2018, com a primeira convocação. Os dois primeiros gols saíram logo em seu segundo jogo, o primeiro como titular, contra El Salvador, em 11 de setembro daquele ano.

Richarlison foi campeão da Copa América de 2019, no Brasil, e também peça fundamental na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2020, terminando como artilheiro do torneio.

Em 2022, Richarlison prestigiou o Torneio Internacional Sub-20 do Espírito Santo, acompanhando os últimos jogos e participando da premiação da competição organizada pela CBF em parceria com a FES, no estádio Kleber Andrade.


Próximos jogos

Copa ES
Virgílio Grassi, Rio Bananal

Estadual Sub 20 - Semifinal
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Engenheiro Araripe, Cariacica

Copa ES
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 15
CT da Coruja Azul, Linhares