Paoli: “Estamos formando analfabetos cinestésicos na base do nosso futebol”

14 de julho de 2017

Próspero Paoli é graduado em educação física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor pela Gama Filho (RJ). E vai palestrar sobre a importância da qualificação profissional para gestores do futebol de base no Brasil, no dia 31 de julho, no 1° Simpósio Brasileiro de Futebol de Base (Simbrafut), que acontece em Vitória (ES).

Paoli vai contar sobre sua experiência à frente do Centro Esportivo Ubaense (CEU), que se tornou referência na formação de atletas e de profissionais, a partir da sua formação, em 2010. “O CEU foi um projeto concebido por mim. Mantenho um grupo de estudos sobre futebol há 30 anos – seis gerações – na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Então resolvi convidar a quarta geração deste grupo para integrar o projeto e comprovar a importância da metodologia. Sobre como um projeto destes pode ser concebido a partir de um planejamento estratégico”, diz Paoli.

De acordo com ele, a diferença entre o trabalho exercido por centros especializados na formação de atletas e os clubes profissionais, que possuem futebol de base, está na ausência do imediatismo.

“Os clubes profissionais acabam trabalhando com imediatismo. A questão da base é formar para ganhar. Se você forma, você sempre ganha. Mas nem sempre que você ganha uma fortuna em cima de determinado atleta significa que você o tenha formado. A formação de um atleta se dá entre os 11 e os 15 anos de idade. Então ele chega à categoria de base aos 16 e termina o seu processo de maturação aos 23. Aqui no Brasil pouco se respeita este percurso”, explica.

Ele defende: “A causa disso tudo é a alta demanda do mercado, que acaba obrigando a ampliar o leque de ofertas. Todo dia tem alguém batendo na sua porta procurando jogador com determinado perfil e como você depende de capital para manter o clube, acaba fazendo com que um atleta promissor acabe queimando etapas e tendo a sua formação comprometida”.

Entre as relações do CEU, estão Luan e Gabriel Afonso (Palmeiras); Kaká e Alisson (Cruzeiro); e o goleiro Yago (Ponte Preta).

Analfabetos cinestésicos

Ao longo dos seus estudos Paoli percebeu que parte das universidades conta com uma boa infraestrutura, mas a educação de base tem sido deixada de lado. Isto se reflete também no futebol. Por isso é comum que grandes promessas do futebol brasileiro cheguem à Europa e fiquem por algum tempo rodando em equipes menores, por serem considerados incompletos, sobretudo taticamente.

“O futebol brasileiro tem este histórico e estamos sentindo isso. Temos formado atletas que são analfabetos cinestésicos, ou seja, com graves problemas motores. Isto por que faltam profissionais qualificados na educação básica e também espaços para a prática do futebol. Falta educação física nas escolas por falta de material e de espaço. Isto influencia no aspecto técnico. O jogador brasileiro sempre foi individualmente diferenciado, mas é deficiente na parte tática, que está ligada à parte cognitiva, de fazer a leitura do jogo e entendê-lo. Tudo isto porque não temos uma formação escolar decente”, conta Paoli.

Futebol de base no ES
“O futebol capixaba é promissor. Todos os anos grandes clubes vêm aqui buscar atletas, inclusive o CEU. O que falta para segurar estas joias e obter algum retorno em forma de resultados é que se faça um trabalho sistematizado, com uma metodologia e profissionais extremamente qualificados. Isto vai muito além de ter um campo, uma bola e ir pra competições”, aconselha.

Conselho aos clubes
“Precisamos investir na base e os clubes estão investindo muito claramente pra isto. Espero que também invistam em metodologia nos seus processos de formação, que invistam muito mais nos seus profissionais. É preciso se preocuparem menos com resultados e mais com formação”, finaliza Próspero Paoli.


Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Semifinal
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Engenheiro Araripe, Cariacica

Copa ES
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 15
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 15
Engenheiro Araripe, Cariacica