Presidente da FES lança programa de integridade

20 de abril de 2016

O presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, lança nesta quarta-feira, dia 20 de abril, o Programa de Integridade, através do Código de Ética e Conduta implantado na entidade.

Elaborado em conformidade com a legislação brasileira, o Código de Ética e Conduta estabelece os princípios da FES e as normas de comportamento e de cumprimento obrigatório direcionado a todos os colaboradores, desde o presidente, vice-presidentes, conselheiros, diretores, até todos os empregados, profissionais voluntários, estagiários e prestadores de serviços, incluindo os árbitros e demais profissionais que trabalham nos jogos promovidos pela FES.

O Código de Ética e Conduta servirá de padrão de comportamento e referência para todas as atitudes e decisões, e visa evitar qualquer conduta que possa apresentar um risco à FES. Para isso, seus colaboradores deverão agir de forma íntegra e dentro da legalidade, dar prioridade aos interesses da entidade sobre qualquer interesse pessoal ou de terceiros.

Como parte do Programa de Integridade da FES, o Código foi elaborado alinhado com a necessidade de modernização da gestão, estando em consonância com as boas práticas de governança, transparência e controle. É uma iniciativa que visa a adequação à Legislação Anticorrupção (Lei n. 12.846/2013 e Decreto n. 8.420/2015), bem como à Lei n. 13.155/2015, que estabeleceu o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (“PROFUT”).

Para o Presidente da FES Gustavo Vieira, o objetivo final do Código de Ética e Conduta é a proteção da integridade e reputação, bem como desenvolvimento do Futebol Capixaba.

– Nosso programa de integridade visa estar em conformidade com a legislação e às boas práticas e padrões existentes, evitando assim os riscos operacionais.

Para orientar e receber denúncias de casos em desacordo com o Código de Ética e Conduta foi criada a “Linha Direta da Transparência no Futebol”- um canal de comunicação entre a entidade, clubes e órgãos ligados ao esporte.

As orientações e denúncias na Linha Direta da Transparência no Futebol poderão ser via e-mail (transparencia@futebolcapixaba.com).

Acesse aqui!


Próximos jogos

Copa ES
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Copa ES
Virgílio Grassi, Rio Bananal

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Semifinal

Copa ES
Salvador Costa, Vitoria