Joel Nunes assume a presidência do TJD-ES, ao lado do vice Alberto Nemer Neto
Fotos: Rita Vilar/TJD-ES; acervo TJD
Joel Nunes de Menezes Júnior assumiu, nesta segunda-feira (06), a presidência do Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES), após eleições realizadas na última quinta-feira (02). Joel era o vice-presidente do TJD-ES no mandato de Felipe Morais Matta (2023-2025), a quem ele substitui. O mandato é de dois anos (2025 a 2027) e será exercido ao lado de Alberto Nemer Neto, eleito vice-presidente.
Natural de Brasília-DF e morador de Vila Velha-ES, Joel é advogado pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil, membro da OAB-ES, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva Unificado do Espírito Santo (TJDU-ES), diretor jurídico da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra/Delegacia do Espírito Santo (ADESG) e sócio da Vettore & Menezes Advogados. Ele está no TJD-ES desde 2015, quando iniciou como auditor presidente da 2ª Comissão Disciplinar.
Novo vice-presidente do TJD-ES, o capixaba Alberto é advogado trabalhista empresarial, com especialização e MBA na área, professor de pós-graduação e indicado pela OAB-ES, entre outras atribuições em seu vasto currículo. Ele entrou no TJD-ES em 2020, e vinha atuando como auditor.
“Recebo com honra e profundo senso de responsabilidade a missão de presidir o TJD-ES. Assumir esta função representa, para mim, não apenas o reconhecimento de uma trajetória dedicada ao Direito Desportivo, mas sobretudo o compromisso de zelar pelos princípios da legalidade, da ética e da justiça que norteiam a atividade jurisdicional no âmbito esportivo. O futebol e o esporte em geral ocupam papel de grande relevância social, cultural e formativa, e o TJD-ES deve ser, acima de tudo, guardião da disciplina, da transparência e da igualdade de tratamento entre todos os envolvidos. Coloco-me, assim, ao lado dos demais Auditores e colaboradores desta Casa, para assegurar decisões firmes, técnicas e justas, contribuindo para o fortalecimento do desporto capixaba e para a valorização da justiça desportiva em nosso Estado. Renovo, ainda, meu agradecimento pela confiança em mim depositada e reafirmo meu compromisso de exercer a Presidência com serenidade, independência e dedicação”, diz Joel.
O TJD-ES é um órgão independente, responsável por julgar e punir infrações disciplinares e desportivas envolvendo as competições do futebol capixaba, cometidas por clubes, árbitros, atletas e demais profissionais, garantindo a lisura e a transparência, buscando sempre a justiça e a imparcialidade em suas decisões. Diante disso, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, também deseja sucesso à nova gestão do Tribunal.
“É com grande satisfação que damos as boas-vindas ao novo presidente do TJD-ES, Joel Nunes de Menezes Júnior. Acreditamos no seu comprometimento, considerando a sua experiência e sua integridade, qualidades que certamente contribuirão para dar continuidade a esse legado que há anos vem sendo construído, além de trazer novas perspectivas e avanços para o Tribunal. Desejamos sucesso na sua gestão e que essa nova etapa seja marcada por conquistas, justiça e crescimento institucional! Também agradeço ao ex-presidente, Felipe Morais Matta, pela seriedade e por todo o trabalho dedicado e conduzido com equilíbrio e compromisso com a ética, atuações nas quais sempre o pautaram à frente do TJD. Sua contribuição foi fundamental para fortalecer a credibilidade da justiça desportiva e garantir o bom andamento dos nossos processos, sempre com imparcialidade e profundo respeito ao esporte”, afirma Gustavo, presidente da FES.