FIFA realizou inspeções no Espírito Santo, candidato a receber seleções na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™
Foto: Ana Mayka Gaudio/FES; Rodolfo Mageste/Sesport
Representantes da FIFA estiveram no Espírito Santo, realizando as primeiras inspeções para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™. Estruturas localizadas no Estado estão sendo avaliadas como possíveis Centros de Treinamento (CT) de seleções para a competição, que acontecerá no Brasil.
As vistorias aconteceram na segunda (10) e na terça-feira (11), passando por cinco hotéis e cinco potenciais centros de treinamento, todos localizados na região da Grande Vitória. Nos hotéis, foram observados pontos como estrutura, conforto, localização, últimas reformas e ou planejamento para as próximas, bem como o número de quartos por categoria. Nos possíveis CT’s, questões como gramado, iluminação, áreas de imprensa, vestiários, acessos e localização e privacidade.
Em 2023, o interesse do Espírito Santo em participar do maior evento de futebol feminino do mundo foi registrado pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e pelo Governo do Estado, junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que indicou as estruturas à FIFA.
As terras capixabas já exerceram esse papel em 2014, quando o torneio masculino da FIFA foi realizado no Brasil. Naquele ano, as seleções de Camarões e Austrália treinaram, respectivamente, nos estádios Kleber Andrade e Engenheiro Araripe, em Cariacica, o que gerou impactos na economia, no turismo e no esporte, e levou o nome do Espírito Santo mundo afora.
O Estado também participou da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA™ em 2019, recebendo jogos no Kleber Andrade.
E mais recentemente, em outubro de 2024, recebeu as seleções femininas do Brasil e da Colômbia, para dois amistosos que atraíram 10 mil pessoas ao Kleber Andrade. As brasileiras levaram a melhor, com vitória por 3 a 1 no segundo jogo, depois de empate em 1 a 1. Foram as duas primeiras partidas do Brasil após a medalha de prata nas Olimpíadas de Paris. A convocação para os jogos também aconteceu no Espírito Santo.
“A federação, juntamente com o Estado do Espírito Santo, vê com grande alegria essa possibilidade do Estado novamente estar podendo fazer parte de mais um grande projeto da FIFA, que é o Mundial de futebol feminino. O Espírito Santo estará de portas abertas para as seleções classificadas para o evento. E iremos fazer o mesmo trabalho com excelência que fizemos nos últimos eventos da FIFA, para que a gente possa continuar sendo um destino interessante de competições internacionais”, afirma o presidente da FES, Gustavo Vieira.