FES e clubes realizaram a primeira reunião do Conselho Arbitral do Capixabão 2025
A primeira reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Capixaba 2025 foi realizada na tarde desta segunda-feira (11), entre representantes da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e dos oitos clubes já garantidos na disputa. No encontro, que aconteceu de maneira virtual, o presidente da FES, Gustavo Vieira, passou as informações iniciais sobre a competição tão aguardada pelas torcidas.
A entidade trabalha, no momento, com a seguintes datas previstas, que serão confirmadas apenas após as publicações do calendário nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do calendário estadual da FES.
O Capixabão 2025 pode começar no dia 18 de janeiro e terminar no dia 05 de abril, com publicação de tabela e regulamento em 5 de dezembro deste ano, quarenta e cinco dias antes do início da competição. Assim como na última edição do campeonato, a tabela será sorteada ao vivo no estúdio da TVE Espírito Santo, a princípio no dia 02 de dezembro, às 19h, durante o programa TVE Esporte.
Os clubes têm até 25 de dezembro para indicar o estádio onde pretende mandar seus jogos. Antes disso, todos já terão em mãos os relatórios estrutural e luminotécnico, fruto das inspeções realizadas em doze estádios, no fim de outubro, pela FES e por uma empresa contratada. Praças esportivas sem sistema artificial de iluminação não serão aceitas pela entidade para a disputa do Capixabão 2025.
A FES também antecipou a sugestão de manutenção da fórmula de disputa, questão que será tratada oficialmente na segunda reunião do Conselho Arbitral, marcada para o próximo dia 25, no hotel Golden Tulip Porto Vitória, em Vitória.
O campeonato terá a participação de 10 clubes. E para a votação da fórmula de disputa e de outras questões, os pesos foram distribuídos conforme a classificação do último Capixabão: Rio Branco SAF (10), Rio Branco FC (9), Porto Vitória (8), Vitória (7), Real Noroeste (6), Desportiva Ferroviária (5), Jaguaré (4) e Nova Venécia (3). Além disso, quem conquistar o acesso neste ano – os dois finalistas do Capixabão Série B Sicoob – têm peso 1 de voto.
Ampliação do VAR Light
Visando o calendário de 2025 e um futuro de aproveitamento de no mínimo 10 anos, um importante anúncio foi feito pelo presidente Gustavo Vieira. O mesmo informou que a entidade vai investir, com recursos próprios, para ampliar a utilização do VAR Light (sistema de árbitro de vídeo) no futebol capixaba no ano que vem, alugando o equipamento e realizando um curso padronizado FIFA para treinamento e homologação de novos árbitros para a função, ainda em 2024. Mais informações sobre isso serão divulgadas em breve.
“Já ampliamos os investimentos neste ano em novos campeonatos. Vamos fechar a temporada 2024 com 15 competições e 640 jogos realizados. O calendário foi muito cheio, com duas competições para cada categoria, além de dois campeonatos femininos. E para o próximo ano vamos fazer esse investimento alto na tecnologia do VAR Light e na homologação de novos árbitros, para trazer ainda mais segurança para nossas competições”, disse o presidente da FES, Gustavo Vieira.