FES e empresa contratada realizam vistorias em 12 estádios do futebol capixaba

24 de outubro de 2024

Fotos: Acervo/FES

Doze estádios do futebol capixaba estão tendo suas estruturas avaliadas nesta semana. Realizadas pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), juntamente com a R. Cordeiro Engenharia Civil, empresa do Paraná-PR especializada no ramo, as inspeções começaram na segunda (21) e terminam nesta sexta-feira (25).

O “tour” tem o objetivo de verificar o estado atual das praças esportivas e instruir os clubes, por meio de um laudo técnico, sobre as necessidades de instalações ou melhorias no sistema de iluminação e na parte estrutural, que inclui gramado, acessos, arquibancada, cabines de imprensa, bares e vestiários, dentre outras áreas.

Os custos dessa consultoria são arcados pela FES e os pontos observados serão determinantes para a liberação das praças esportivas para os jogos do Capixabão 2025.

Para essa competição, por exemplo, a FES não vai aceitar estádios que não tenham sistema de iluminação de refletores. O objetivo com essa restrição é ter mais alternativas para evitar a realização de jogos em horários com forte incidência de calor, preservando a saúde dos atletas, e em horários não atrativos para o público, aumentando a visibilidade do campeonato, que terá todas as partidas transmitidas pela TVE Espírito Santo.

Apenas estádios com capacidade mínima de 2 mil pessoas estão sendo vistoriados. A inspeção já visitou Olimpio Perim (Venda Nova do Imigrante), Emilio Nemer (Castelo), Sumaré (Cachoeiro de Itapemirim), Justiniano de Melo e Silva (Colatina), Zenor Pedrosa (Nova Venécia), José Olímpio da Rocha (Águia Branca) e Joaquim Alves de Souza (Barra de São Francisco). E vai vistoriar, entre esta quinta (24) e sexta-feira (25), os estádios João Soares de Moura Filho (Pinheiros), Conilon (Jaguaré), Robertão (Serra), Engenheiro Araripe (Cariacica) e Salvador Costa (Vitória).

“A federação visa, com essas vistorias técnicas, apresentar um laudo técnico estrutural, para ver as questões estruturais dos estádios, como vestiários, banheiros e arquibancadas, além do laudo luminotécnico, que é um laudo específico para medir a capacidade de iluminação. Então vão ser apresentados esses dois laudos para as equipes, visando melhorias. É um estudo para estar melhorando cada dia mais os nossos estádios. Os clubes já foram comunicados, desde a metade deste ano, que somente serão aceitas indicações, para a nossa Série A, de estádios que possuam iluminação artificial adequada para realização de uma partida profissional. E agora a gente está atestando se os estádios têm capacidade ou não de atender as exigências da federação”, explica o presidente da FES, Gustavo Vieira.

 


Próximos jogos

Copa ES - Quartas de Final
Engenheiro Araripe, Cariacica

Copa ES - Quartas de Final
Robertão, Serra

Estadual Sub 11
Campo do Itaquari, Cariacica

Estadual Sub 11
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 13
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 13
Campo do Itaquari, Cariacica

Copa ES - Quartas de Final
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Feminino
Campo do Manoel Plaza, Serra