Definida a fórmula de disputa da Copa ES Sub-20, que começa em agosto
Capixaba SC, Castelo, CTE Colatina, GEL, Rio Branco FC, Rio Branco SAF, Porto Vitória, Vilavelhense e Vitória vão tentar o título da Copa Espírito Santo Sub-20 deste ano. Sugerida pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), a fórmula de disputa da competição foi definida na tarde desta quarta-feira (24), na segunda reunião do Conselho Arbitral, e aprovada por unanimidade.
Na primeira fase, todas as nove equipes se enfrentam em turno único, e as oito melhores se classificam para o mata-mata. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta. A final, a princípio, também será definida em duas partidas, mas o regulamento vai permitir a realização de jogo único, caso os dois clubes finalistas assim desejarem.
Após sugestão do Vilavelhense, os clubes também aprovaram uma mudança no regulamento a respeito do mata-mata. Nas quartas de final, ao contrário dos anos anteriores, os times que tiveram melhor classificação na primeira fase não terão mais a vantagem do empate na soma dos placares, mas sim apenas o mando de campo do jogo da volta (válido para todas as fases do mata-mata). Por isso, nas quartas de final, assim como nas semifinais e na finais, se o placar agregado dos dois jogos der empate, a disputa vai para os pênaltis.
Com jogos com entrada gratuita, a Copa ES Sub-20 tem previsão de início no dia 17 de agosto e término até o dia 30 de novembro. A tabela e o regulamento serão publicados até 02 de agosto, no site da federação.
Organizada pela FES, a Copa ES Sub-20 conta dois investidores: Supermercados BH e Fibrasa. Ambos destinaram recursos do ICMS, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), no valor de R$ 160 mil, para o pagamento de arbitragem e material esportivo.