Com 11 times e início em junho, Estaduais Sub-11 e Sub-13 têm fórmula de disputa definida

10 de maio de 2024

Os Campeonatos Capixabas Sub-11 e Sub-13 tiveram suas fórmulas de disputa definidas na tarde desta sexta-feira (10), na segunda reunião do Conselho Arbitral. Onze clubes de diversas regiões do Estado disputam as duas competições, que proporcionam esporte e lazer a centenas de crianças.

Para a primeira fase, foram formadas duas chaves. Após turno único, com confronto entre os times do mesmo grupo, os quatro melhores de cada chave avançam para o mata-mata. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, já a final acontece em jogo único em estádio indicado pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).

O primeiro critério para a composição das chaves foi o geográfico, seguido por sorteio. Capixaba SC, Castelo, Tupy, Porto Vitória, Rio Branco FC e SC Brasil Capixaba estão na Chave Centro-Sul, que tem um time a mais. Aster Brasil, Caxias EC, Doze FC, GEL e Pinheiros compõem a Chave Centro-Norte.

Os dois campeonatos acontecem simultaneamente, com início previsto para o dia 01 de junho, e os jogos têm entrada gratuita. Em consideração ao período de férias escolares, não serão realizadas partidas entre 15 e 23 de julho.

Além de organizar as competições, a FES vai arcar novamente com despesas de taxas de arbitragem e de compra e distribuição de bolas, diminuindo assim os custos para os clubes. Os Estaduais Sub-11 e Sub-13 voltaram a acontecer em 2022, depois de mais de nove anos. No ano passado, o Porto Vitória faturou os títulos nas duas categorias.

Durante a reunião, o presidente da FES, Gustavo Vieira, agradeceu aos clubes pela adesão e lembrou que as duas categorias contam com mais uma competição no calendário deste ano, as Copas Espírito Santo Sub-11 e Sub-13, que serão realizadas pela primeira vez na história.

“Temos onze clubes confirmados, quatro a mais do que no ano passado, que teve sete. Nossa intenção é de fazer o maior número de jogos possível para essas categorias, para que esses jovens tenham cada vez mais minutagem. Pedimos também para que os clubes se organizem para participar também das Copas Espírito Santo Sub-11 e Sub-13, que começam logo depois. Meus sinceros agradecimentos a esses clubes pela participação”, disse Gustavo.

O supervisor de futebol do Porto Vitória, Silvério Santos, elogiou a entidade pela organização dos campeonatos: “Venho parabenizar a federação por fazer esses campeonatos sub-11 e sub-13. Ganha muito o futebol capixaba em trabalhar essas categorias desde cedo. Para os clubes isso é um progresso”.


Próximos jogos