Com 16 participantes, Estaduais Sub-15 e Sub-17 têm grupos definidos e começam no dia 06 de maio

5 de abril de 2023

Quase tudo pronto para o início dos Estaduais Sub-15 e Sub-17 2023. Um novo arbitral sobre os campeonatos, realizado na tarde desta quarta-feira (05), definiu a fórmula de disputa e os grupos da primeira fase.

Dezesseis clubes disputam as duas competições, que têm previsão de início no dia 06 de maio. A tabela e o regulamento serão publicados no site da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) no dia 12 de abril.

A fórmula de disputa foi definida por votação, após apresentação de duas propostas pela FES. A primeira fase tem quatro chaves, com quatro times em cada uma, que se enfrentam entre si em turno e returno. Assim como nas últimas edições, na primeira fase os mesmos clubes se enfrentam nas duas categorias, no mesmo dia e local, com jogos em sequência.

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta assim como as semifinais. Já a grande final acontece em jogo único, preferencialmente no estádio estadual Kleber Andrade, em Cariacica.

O critério geográfico foi o primeiro a ser considerado para a montagem dos grupos da primeira fase, seguido por sorteio entre times da Grande Vitória.

As finais das duas competições serão transmitidas pela TVE, nos canais de TV, Youtube e Facebook da emissora estatal. O campeão do Estadual Sub-17 garante vaga para a Copa do Brasil Sub-17 do ano que vem.

No ano passado, o Vitória foi campeão capixaba Sub-17, ao superar o Aster Brasil por 1 a 0, e o Doze FC ficou com o título do Estadual Sub-15, depois de vencer o Porto Vitória por 2 a 1, em finais que aconteceram no mesmo dia, no Kleber Andrade.

O Estadual Sub-15, o Estadual Sub-17 e o Estadual Feminino deste ano contam com recursos de Termo de Fomento, de autoria do senador Marcos Do Val, no valor de R$ 250 mil, via Ministério do Esporte, para pagamento de arbitragem, coletes, bola, medalhas e troféu. A entrada é gratuita para a torcida em todas as partidas.

Estadual Sub-15 e Estadual Sub-17 2023 – 1ª Fase:

Chave A
CTE Colatina
Pinheiros
Real Noroeste
São Mateus

Chave B
Desportiva Ferroviária*
Linhares FC*
Rio Branco AC*
Tupy*

Chave C
Aster Brasil*
Doze*
Porto Vitória*
Vitória*

Chave D
Atlético Itapemirim
Caxias*
Rio Branco FC
Vilavelhense*

*Entraram por sorteio, com exceção do Linhares FC, que optou por compor a Chave B, evitando sorteio entre equipes do Norte.

 


Próximos jogos

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha