Com 16 participantes, Estaduais Sub-15 e Sub-17 têm grupos definidos e começam no dia 06 de maio

5 de abril de 2023

Quase tudo pronto para o início dos Estaduais Sub-15 e Sub-17 2023. Um novo arbitral sobre os campeonatos, realizado na tarde desta quarta-feira (05), definiu a fórmula de disputa e os grupos da primeira fase.

Dezesseis clubes disputam as duas competições, que têm previsão de início no dia 06 de maio. A tabela e o regulamento serão publicados no site da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) no dia 12 de abril.

A fórmula de disputa foi definida por votação, após apresentação de duas propostas pela FES. A primeira fase tem quatro chaves, com quatro times em cada uma, que se enfrentam entre si em turno e returno. Assim como nas últimas edições, na primeira fase os mesmos clubes se enfrentam nas duas categorias, no mesmo dia e local, com jogos em sequência.

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta assim como as semifinais. Já a grande final acontece em jogo único, preferencialmente no estádio estadual Kleber Andrade, em Cariacica.

O critério geográfico foi o primeiro a ser considerado para a montagem dos grupos da primeira fase, seguido por sorteio entre times da Grande Vitória.

As finais das duas competições serão transmitidas pela TVE, nos canais de TV, Youtube e Facebook da emissora estatal. O campeão do Estadual Sub-17 garante vaga para a Copa do Brasil Sub-17 do ano que vem.

No ano passado, o Vitória foi campeão capixaba Sub-17, ao superar o Aster Brasil por 1 a 0, e o Doze FC ficou com o título do Estadual Sub-15, depois de vencer o Porto Vitória por 2 a 1, em finais que aconteceram no mesmo dia, no Kleber Andrade.

O Estadual Sub-15, o Estadual Sub-17 e o Estadual Feminino deste ano contam com recursos de Termo de Fomento, de autoria do senador Marcos Do Val, no valor de R$ 250 mil, via Ministério do Esporte, para pagamento de arbitragem, coletes, bola, medalhas e troféu. A entrada é gratuita para a torcida em todas as partidas.

Estadual Sub-15 e Estadual Sub-17 2023 – 1ª Fase:

Chave A
CTE Colatina
Pinheiros
Real Noroeste
São Mateus

Chave B
Desportiva Ferroviária*
Linhares FC*
Rio Branco AC*
Tupy*

Chave C
Aster Brasil*
Doze*
Porto Vitória*
Vitória*

Chave D
Atlético Itapemirim
Caxias*
Rio Branco FC
Vilavelhense*

*Entraram por sorteio, com exceção do Linhares FC, que optou por compor a Chave B, evitando sorteio entre equipes do Norte.

 


Próximos jogos

Estadual Sub 17
CT Solvive, Vila Velha

Estadual Sub 17
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 15
CT Solvive, Vila Velha

Estadual Sub 20
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante

Estadual Sub 15
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus