FES contrata Owl Stats para fornecimento de dados sobre atletas e equipes do Capixabão 2023

20 de janeiro de 2023

O Capixabão 2023 será observado de perto não somente por torcedores e por integrantes das equipes, mas também pela Owl Stats. A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) contratou a empresa para fornecimento de dados dos atletas e dos times da competição.

Usando modernas métricas de análise de desempenho, a Owl Stats, que tem sede na Inglaterra, irá formular a seleção de cada rodada e a seleção do campeonato – que serão divulgadas nas redes sociais da FES –, fornecer relatórios de performance individuais e coletivas, entre outros serviços durante o campeonato. Todos esses dados serão encaminhados para os clubes.

“Vamos analisar as partidas e os todos atletas que disputarem as partidas. Tem algumas métricas bem interessantes, como o xG (gols esperados), que agora começou a ser um pouco mais usado no Brasil. Essa métrica é muito interessante porque a gente consegue entender quais times estão realmente perfomando bem ou mal, a gente desconsidera o placar das partidas e leva em consideração o poder de criação de cada time ou o quanto eles estão sofrendo na parte defensiva”, explica o CEO da empresa, Thiago Silveira.

“Nossa ferramenta é muito interessante para o entendimento da performance do seu próprio time, dos seus próprios jogadores, e também interessante para estudar o adversário”, completa Thiago.

O presidente da FES, Gustavo Vieira, explica que a contratação dos serviços foi pensando no desenvolvimento das equipes e na promoção do campeonato.

“Esses dados são muito importantes para os nossos clubes, para conhecer melhor seus atletas e para buscar parcerias, e para a Federação, que está analisando o campeonato como um todo. Uma ferramenta que a Federação está adquirindo e que vai movimentar o campeonato. Será importante para o atleta também, porque gera uma expectativa, ele vai querer saber como ele foi, se entrou na seleção da rodada ou na seleção do campeonato”, avalia Gustavo.


Próximos jogos

Estadual Série A
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Série A
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Série A
Robertão, Serra

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia