FES contrata Owl Stats para fornecimento de dados sobre atletas e equipes do Capixabão 2023

20 de janeiro de 2023

O Capixabão 2023 será observado de perto não somente por torcedores e por integrantes das equipes, mas também pela Owl Stats. A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) contratou a empresa para fornecimento de dados dos atletas e dos times da competição.

Usando modernas métricas de análise de desempenho, a Owl Stats, que tem sede na Inglaterra, irá formular a seleção de cada rodada e a seleção do campeonato – que serão divulgadas nas redes sociais da FES –, fornecer relatórios de performance individuais e coletivas, entre outros serviços durante o campeonato. Todos esses dados serão encaminhados para os clubes.

“Vamos analisar as partidas e os todos atletas que disputarem as partidas. Tem algumas métricas bem interessantes, como o xG (gols esperados), que agora começou a ser um pouco mais usado no Brasil. Essa métrica é muito interessante porque a gente consegue entender quais times estão realmente perfomando bem ou mal, a gente desconsidera o placar das partidas e leva em consideração o poder de criação de cada time ou o quanto eles estão sofrendo na parte defensiva”, explica o CEO da empresa, Thiago Silveira.

“Nossa ferramenta é muito interessante para o entendimento da performance do seu próprio time, dos seus próprios jogadores, e também interessante para estudar o adversário”, completa Thiago.

O presidente da FES, Gustavo Vieira, explica que a contratação dos serviços foi pensando no desenvolvimento das equipes e na promoção do campeonato.

“Esses dados são muito importantes para os nossos clubes, para conhecer melhor seus atletas e para buscar parcerias, e para a Federação, que está analisando o campeonato como um todo. Uma ferramenta que a Federação está adquirindo e que vai movimentar o campeonato. Será importante para o atleta também, porque gera uma expectativa, ele vai querer saber como ele foi, se entrou na seleção da rodada ou na seleção do campeonato”, avalia Gustavo.


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia