Promovido pela FES, Seminário sobre gramados esportivos acontece nesta quarta e quinta-feira

13 de setembro de 2022

Foto: Staff_Images / Conmebol

O Seminário de Gramados Esportivos Profissionais está chegando para proporcionar conhecimento e contribuir com a melhoria dos palcos do futebol capixaba. O evento promovido pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) acontece nesta quarta (14) e quinta-feira (15), no estádio estadual Kleber Andrade, em Cariacica-ES.

As inscrições se encerraram na última sexta-feira (09), com grande adesão dos profissionais encarregados da manutenção dos campos utilizados pelos clubes e ligas filiados à FES, publico alvo do evento.

“Ficamos felizes com o número expressivo de profissionais interessados no tema, isso mostra que eles estão entendendo a necessidade de melhoria em suas praças esportivas, até mesmo porque serão cobrados por isso pela Federação. Teremos uma série de exigências, um caderno de encargos a ser cumprido para a temporada 2023”, afirma o presidente da FES, Gustavo Vieira, que explica melhor o novo procedimento da instituição.

“A Federação já comunicou aos filiados, através de ofício no dia 15 de julho, que irá realizar vistorias técnicas nos estádios e um dos principais pontos a serem avaliados será de fato os gramados. Claro que vai ter uma tipificação por categoria e por séries A e B, mas a gente poderá até não permitir jogos, caso o gramado não esteja em condições. Então, antes de tomar essa medida, a gente está fazendo um trabalho de orientação”.

O seminário terá aulas teóricas e práticas ministradas pela engenheira agrônoma Maristela Kuhn, uma das maiores autoridades sobre o tema na América do Sul. Maristela trabalha para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para a Conmebol e para diversos clubes brasileiros, e tem grandes competições no currículo, como Copa do Mundo FIFA (2014), Olimpíadas (2016), Copa Conmebol Libertadores e Copa Conmebol Sul-Americana (2019, 2020, 2021 e 2022).

“Tenho certeza de que o seminário irá contribuir tecnicamente para que os filiados tenham ferramentas, tenham conhecimentos, para estarem aplicando nas suas praças esportivas, visando a melhoria dos seus gramados. Esse é o principal objetivo do seminário e por isso que a gente trouxe uma profissional gabaritada e reconhecida internacionalmente por sua competência”, conclui o presidente da FES.

Programação do Seminário de Gramados Esportivos Profissionais

14/09 (Quarta-feira):

– Abertura (9h)

– Parte 1 (9h30 às 11h30): Construção de Campos de Futebol; Climas; Nivelamento; Drenagem; Irrigação; Cobertura de Grama; Espécies de Grama e Métodos de Plantio.

– Parte 2 (13h30 às 14h30): Tecnologias para Construção de Campos; Medições de Performance.

– Parte 3 (14h30 às 17h30): Reformas de Campos Antigos; Manutenções Anuais; Dia de Jogo – Preparação Para o Jogo.

 15/09 (Quinta-feira):

– Aula prática (9h às 12h)

 

 

 


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória