Estadual Sub-20 começa no sábado, com 19 times na disputa e valendo vagas em competições nacionais

6 de maio de 2022

 

Foto: Henrique Montovanelli

Com 19 equipes participantes, o Campeonato Estadual Sub-20 2022 começa neste sábado (07), revelando novos talentos no futebol capixaba. Os times vão em busca do título e das vagas em competições nacionais da categoria para a próxima temporada.

Os dois finalistas serão os representantes do Espírito Santo na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023, e o campeão também se classifica para a Copa do Brasil Sub-20 do ano que vem.

Na primeira fase do Estadual Sub-20, as equipes estão divididas em quatro chaves e se enfrentam em turno e returno, com as duas melhores de cada grupo avançando para as quartas de final. Todas as fases do mata-mata serão disputadas em jogos de ida e volta.

A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) vai arcar novamente com despesas de taxas de arbitragem e distribuição de bolas e coletes. Na última edição, em 2021, o Aster Brasil comemorou o título diante do Forte FC e quer levantar novamente a taça.

“O Aster vai em busca desse bicampeonato e a gente vem com um time forte, competitivo, aproveitando para dar rodagem para nossos atletas e os preparando para que tenhamos promessas para o nosso profissional. Também temos a Copa do Brasil Sub-20 este ano, então o Estadual também vai servir de preparação para ela”, afirma o presidente do Aster Brasil, Rodrigo Duarte.

O diretor de futebol do Estrela do Norte, Anderson Grasseli, fala da preparação da equipe e afirma que o clube quer a classificação para a competição nacional.

“A formação do elenco veio por meio da escola Grêmio Santo Agostinho, que é tradicional aqui de Cachoeiro de Itapemirim. Aproveitamos 100% dos atletas da cidade e da região, alguns já trabalham com o profissional e, com isso, esperamos uma equipe muito forte para a disputa do título. Nossa expectativa é chegar às finais para garantir a vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, para levar o nome do Estrela e da cidade para o cenário nacional”, explica Anderson.

Estadual Sub-20 – 1ª rodada:

Chave A
Real Noroeste x CTE Colatina (07/05, 15h, José Olímpio da Rocha)
Linhares FC x São Mateus (10/05, 15h, Campo do São José)

Chave B
Rio Branco AC x Vilavelhense (07/05, 10h, Campo do Brisamar)
Aster Brasil x Porto Vitória (11/05, 15h, Pedro Maria Nelli)

Chave C
Serra x G.E.L. (07/05, 15h, Robertão)
Desportiva Ferroviária x SC Brasil Capixaba (07/05, 15h, Araripe)

Chave D
Estrela do Norte x Tupy (07/05, 15h, Sumaré)
Castelo x Atlético Itapemirim (08/05, 15h, Emílio Nemer)

Tabela do Estadual Sub-20 (https://futebolcapixaba.com/campeonatos/estadual-sub-20-2022/


Próximos jogos

Estadual Série A
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Série A
Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Série A
Salvador Costa, Vitoria