FES anuncia construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol, na Serra ES
Foto: Henrique Montovanelli
O presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) Gustavo Vieira, anunciou na manhã desta segunda-feira (22), no Palácio Anchieta, a construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol, na Serra (ES), e contou com a presença do governador Renato Casagrande; Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues; Vice-presidente da CBF, Marcus Vicente; Diretor de Compliance da CBF, André Megale; Secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu; Prefeito da Serra, Sérgio Vidigal; o Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES) Eduardo Salles, diretores da FES, assessores e jornalistas.
A construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol de Serra – ES faz parte do contrato firmado entre a FIFA e a CBF denominado ‘Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™️’, que tem como objetivo fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo.
Em 2014, 15 estados brasileiros não receberam jogos da Copa do Mundo da FIFA e através do Fundo de Legado receberão os Centros de Desenvolvimento do Futebol.
A estrutura física do espaço conta com campo de grama de dimensões oficiais FIFA Quality, vestiários e prédio administrativo totalmente equipado.
Como o próprio nome já diz, é um espaço para jovens desenvolverem suas habilidades e evoluírem com acompanhamento de profissionais, norteados pela CBF e pela Federação de Futebol do Estado de Espírito Santo (FES).
Localizado na Região de Bicanga, na Serra, o Centro de Desenvolvimento fica ao lado da Estação Conhecimento e do mais novo Parque Caminho do Mar, ambos construídos pela Vale, na via que dá acesso às praias.
A Construção do Centro de Desenvolvimento
18mil m2 terreno
446 m2 Área edificada
17mil m2 Total – Área da implantação
Campo de futebol com gramado sintético 105x68m (medidas oficiais) – padrão FIFA Quality • 2 Vestiários para equipes contendo vestiário do técnico individualizado • 2 vestiários para arbitragem • Sala médica • Banheiros para Público • Arquibancada Verde com 480 assentos • Salas de Administração para a Federação do Estado de Espírito Santo • Estacionamento para 3 ônibus e 40 carros • Portaria • Depósito • Concessão de Comidas & Bebidas
Principais Atividades no Centro de Desenvolvimento
Projeto Social
Unidade Gol do Brasil, projeto da CBF Social, que atenderá cerca de 240 crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos. Serão aplicados conceitos de ensino das 10 habilidades de vida da OMS por meio da prática do Futebol
Competições
Serão promovidas competições regionais, de categorias de base e Futebol feminino, organizadas pela FES
Administração
A Federação Futebol do Espírito Santo ocupará parte das instalações para suportar a sua administração.
Cursos, Workshops
Poderão ser aplicados cursos e workshops ligados à temática do Futebol
Previsão de Entrega da Obra – 2º Semestre de 2022
“É um investimento que deixa de fato um legado da Copa do Mundo, um centro de desenvolvimento de futebol para que a gente possa dar oportunidades às pessoas que têm identidade com o futebol, que podem tentar aprender praticando e também na teoria porque nós também vamos ter local de curso. Então é um centro que estará na maior cidade do Estado, que é a Serra, onde tem muitas demandas na área social”, avaliou o governador Renato Casagrande.
“É um Estado que tem feito muita inclusão social, incentivando ao esporte. O legado chega ao Espírito Santo para que possa ser um projeto arrojado, principalmente na inclusão social e na formação de atletas e cidadãos. Essa parceria será muito importante para o desenvolvimento do esporte, principalmente do futebol capixaba”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Em 2014 fomos sub sede da Copa do Mundo, quando recebemos as seleções de Austrália e Camarões. É importante lembrar tudo o que fizemos de lá para cá e dizer que a construção deste Centro de Desenvolvimento será muito importante para o nosso Estado. Comentou o Vice-Presidente da CBF, Marcus Vicente.
“O Centro de Desenvolvimento foi uma conquista da FES e ficará de legado para os capixabas. Nele será possível centralizar jogos das competições amadoras na Grande Vitória, implementar no Centro de Treinamento da Arbitragem cursos de Capacitação e outros projetos sociais. Com este projeto, a FES reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sócio esportivo no Espirito Santo, portanto, irá contribuir com a qualificação da prática do futebol, além de valorizar a região, explicou o Presidente da FES, Gustavo Vieira.”