FES anuncia construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol, na Serra ES

22 de novembro de 2021

 

Foto: Henrique Montovanelli
O presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) Gustavo Vieira, anunciou na manhã desta segunda-feira (22), no Palácio Anchieta, a construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol, na Serra (ES), e contou com a presença do governador Renato Casagrande; Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues; Vice-presidente da CBF, Marcus Vicente; Diretor de Compliance da CBF, André Megale; Secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu; Prefeito da Serra, Sérgio Vidigal; o Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES) Eduardo Salles, diretores da FES, assessores e jornalistas.

A construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol de Serra – ES faz parte do contrato firmado entre a FIFA e a CBF denominado ‘Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™️’, que tem como objetivo fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo.

Em 2014, 15 estados brasileiros não receberam jogos da Copa do Mundo da FIFA e através do Fundo de Legado receberão os Centros de Desenvolvimento do Futebol.

A estrutura física do espaço conta com campo de grama de dimensões oficiais FIFA Quality, vestiários e prédio administrativo totalmente equipado.

Como o próprio nome já diz, é um espaço para jovens desenvolverem suas habilidades e evoluírem com acompanhamento de profissionais, norteados pela CBF e pela Federação de Futebol do Estado de Espírito Santo (FES).

Localizado na Região de Bicanga, na Serra, o Centro de Desenvolvimento fica ao lado da Estação Conhecimento e do mais novo Parque Caminho do Mar, ambos construídos pela Vale, na via que dá acesso às praias.

A Construção do Centro de Desenvolvimento

18mil m2 terreno

446 m2 Área edificada

17mil m2 Total – Área da implantação

Campo de futebol com gramado sintético 105x68m (medidas oficiais) – padrão FIFA Quality • 2 Vestiários para equipes contendo vestiário do técnico individualizado • 2 vestiários para arbitragem • Sala médica • Banheiros para Público • Arquibancada Verde com 480 assentos • Salas de Administração para a Federação do Estado de Espírito Santo • Estacionamento para 3 ônibus e 40 carros • Portaria • Depósito • Concessão de Comidas & Bebidas

Principais Atividades no Centro de Desenvolvimento

Projeto Social

Unidade Gol do Brasil, projeto da CBF Social, que atenderá cerca de 240 crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos. Serão aplicados conceitos de ensino das 10 habilidades de vida da OMS por meio da prática do Futebol

Competições

Serão promovidas competições regionais, de categorias de base e Futebol feminino, organizadas pela FES

Administração

A Federação Futebol do Espírito Santo ocupará parte das instalações para suportar a sua administração.

Cursos, Workshops

Poderão ser aplicados cursos e workshops ligados à temática do Futebol

Previsão de Entrega da Obra – 2º Semestre de 2022

“É um investimento que deixa de fato um legado da Copa do Mundo, um centro de desenvolvimento de futebol para que a gente possa dar oportunidades às pessoas que têm identidade com o futebol, que podem tentar aprender praticando e também na teoria porque nós também vamos ter local de curso. Então é um centro que estará na maior cidade do Estado, que é a Serra, onde tem muitas demandas na área social”, avaliou o governador Renato Casagrande.

“É um Estado que tem feito muita inclusão social, incentivando ao esporte. O legado chega ao Espírito Santo para que possa ser um projeto arrojado, principalmente na inclusão social e na formação de atletas e cidadãos. Essa parceria será muito importante para o desenvolvimento do esporte, principalmente do futebol capixaba”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Em 2014 fomos sub sede da Copa do Mundo, quando recebemos as seleções de Austrália e Camarões. É importante lembrar tudo o que fizemos de lá para cá e dizer que a construção deste Centro de Desenvolvimento será muito importante para o nosso Estado. Comentou o Vice-Presidente da CBF, Marcus Vicente.

“O Centro de Desenvolvimento foi uma conquista da FES e ficará de legado para os capixabas. Nele será possível centralizar jogos das competições amadoras na Grande Vitória, implementar no Centro de Treinamento da Arbitragem cursos de Capacitação e outros projetos sociais. Com este projeto, a FES reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sócio esportivo no Espirito Santo, portanto,  irá contribuir com a qualificação da prática do futebol, além de valorizar a região, explicou o Presidente da FES, Gustavo Vieira.”


Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória