Interligas volta na sexta-feira e agita o futebol amador no Estado

24 de agosto de 2021

Foto: Divulgação/LICADES

Conhecida carinhosamente como a “Libertadores da Várzea”, o Campeonato Estadual Interligas está de volta na próxima sexta-feira (27). A importante competição de futebol amador do Estado vai reunir quatro ligas (Cariacica, Serra, Vila Velha e Linhares) e conta com organização da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).  

A primeira rodada começa no próximo dia 27, com Milan F.C. x União E.C., no Campo do Jucu, em Viana. No domingo (29), três partidas completam rodada inicial, às 15h: Parma F.C. enfrenta o A.A. Santa Cruz, no campo xxx, o União F.C. recebe o Náutico F.C., no campo do Piranema, em Cariacica, e o Furacão F.C. encara o Ipiranga F.C., no estádio Giovane Silva, também em Cariacica.

Nove equipes vão participar neste ano. Cariacica conta com mais representantes, com quatro (Milan F.C., União E.C., União F.C. e Furacão F.C.), seguida por Serra, que tem três (Parma F.C., Ipiranga F.C. e FACES). Vila Velha e Linhares têm uma equipe cada, Náutico F.C. e A.A. Santa Cruz, respectivamente.

Na primeira fase, todos os times se enfrentam em turno único e os oito melhores avançam para as quartas de final, que será disputada em jogos de ida e volta, assim como as semifinais. A final está marcada para o dia 28 de novembro, em jogo único.

A última edição do Interligas foi em 2019, com título do União EC. Em 2020, a competição não foi realizada em virtude da pandemia do coronavírus. Por isso, os quatro presidentes das ligas comemoram o retorno.

“A gente espera que ela volte a ser atrativa, com muitas equipes com interesse de participar. Infelizmente, a pandemia afetou muito o futebol profissional, então imagina o futebol amador? Então essa volta é muito importante. Todas as equipes têm condições de brigar pelo título”, acredita o presidente da Liga Cariaciquense de Desportos (LICADES), Marcos Sperandio.

“No ano passado não teve por causa da pandemia, porque seria uma exposição muito grande, mas essa volta traz um momento otimista. A gente acredita que o esporte vence essas barreiras”, afirma o presidente da Liga Vilavelhense de Desportos (LIVID), Alberto dos Santos.

Presidente da Liga de Desportos da Serra (LDS), Cicero Ribeiro fala da importância da competição amadora para as comunidades: “O futebol amador dá oportunidade para as pessoas, para os garotos que estão saindo das escolinhas. O esporte é uma ferramenta importantíssima no combate à violência. A liga não faz futebol pensando em entregar título. Nós queremos contribuir na inclusão social”.

“A expectativa é muito grande para essa volta da Interligas, que movimenta as comunidades. A gente agradece e parabeniza a Federação pela organização”, conclui o presidente Liga da Desportos Amadora da Linhares (LIDAL), Jair Reali.

 


Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória