Com 100% de aprovação, árbitros e assistentes da FES passam por avaliações físicas verificadoras da CBF

11 de agosto de 2021

FOTO: Henrique Montovanelli/Acervo FES

Todos os árbitros e assistentes da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) que estão no quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizaram testes físicos na manhã desta quarta-feira (11), no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. O índice de aprovação foi de 100%, com todos os sete árbitros e 12 assistentes aprovados nas avaliações.

Antes das atividades, o grupo passou por aferição de pressão arterial e de medidas antropométricas, de peso e percentual de gordura. Depois, no campo, os árbitros fizeram os testes de velocidade e agilidade, chamado 7x7x7, e o Yo-Yo, com 6 voltas no campo, totalizando 48 tiros de 40 metros. O teste de velocidade e agilidade para os assistentes foi o CODA, com corridas frontais e laterais, de 10 metros e 8 metros, respectivamente, e o ARIET, com corridas frontais, de 40 metros, e laterais, de 25 metros.

“Realizamos três avaliações físicas da CBF. No início do ano, a avaliação habilitadora, agora os testes complementares, que são as avaliações verificadoras, e no final do ano as avaliações mantenedoras”, explica o instrutor físico de arbitragem da FES, Luiz Carlos Salvadeu.

“Com esse índice de 100% de aprovação, nossos árbitros demonstraram a responsabilidade, a seriedade com que eles levam os treinamentos, atingindo os índices da CBF de forma tranquila. Então, todos eles estão aptos a atuarem em qualquer situação do futebol brasileiro”, emenda.

O árbitro Raphael Garcia, de 37 anos, comenta que é preciso muito treino para passar pelas avaliações: “A Federação coloca à disposição um instrutor físico que nos dá três treinos semanais, mas a gente também faz nossos treinos individuais, específicos”.

Durante as atividades, o clima foi de união e de apoio entre os colegas.

“Somos muito unidos e acho muito importante esse apoio dos companheiros, que nos incentivam mesmo até o final”, comemora a assistente Sandy Bergamaschi, de 26 anos.


Próximos jogos

Estadual Sub 11
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 11
Campo do AERT, Serra

Estadual Sub 13
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 13
Campo do AERT, Serra

Copa ES Sub 17
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Copa ES Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Copa ES Sub 17
Robertão, Serra

Copa ES Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha