Copa ES 2021 terá participação de 16 clubes

1 de julho de 2021

Nesta tarde, foi divulgado o sorteio dos grupos e as chaves da tabela.

Em reunião do Conselho Arbitral da Copa Espírito Santo 2021, realizada de maneira remota, na tarde desta quinta-feira, dia 1º de Julho, foi confirmada a participação de 16 clubes na Copa Espírito Santo 2021, sendo sete equipes da Série A e nove equipes da Série B, com exceção do Castelo.

A competição terá a duração de dois meses e meio com o seu início marcado para o dia 11 de setembro, um fim de semana após o término do Campeonato Estadual Série B e também da primeira fase do Brasileiro Série D. Desta forma, os times da Série B e também os dois Rio Branco que atualmente representam o Estado na competição nacional, terão mais tranquilidade para participarem. A partida final está prevista para ocorre no dia 27 de novembro.

Ficou definido que os jogos serão realizados sempre aos finais de semana e que a final será em jogo único, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

Por se tratar de uma Copa, não há rebaixamento e nem obrigatoriedade de repetir o regulamento do ano anterior, em 2021.

Forma de disputa

Dois grupos compostos por oito clubes, definidos através de sorteio,  disputarão a primeira fase em turno único. Passam 4 clubes para as quartas de final. Os vencedores dos confrontos da fase anterior avançam para a fase semifinal e afinal será realizada em jogo único.

Durante a reunião conduzida pelo presidente da FES, Gustavo Vieira, reafirmou aos participantes que a entidade arcará as despesas referentes às taxas de arbitragem, quadro móvel e com os testes Covid-19 da competição, assim como ocorreu nas Séries A e B. A publicação da tabela e do regulamento ocorrerá no dia 14 de Julho.

Vagas em competições nacionais 

O campeão da Copa ES tem vaga garantida em três competições nacionais, em 2022. Na fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro, Copa Verde e Copa do Brasil. Nesta competição, também não há impedimento de um clube da Série B se classificar para competições nacionais. O que vale é a competição classificatória e a validação da CBF.

Estiveram presentes os representantes do Real Noroeste, Vilavelhense, Desportiva Ferroviária, Aster, Porto Vitória, Nova Venécia, Rio Branco AC, Rio Branco FC, Pinheiros, Atlético Itapemirim, Serra, SER Castelense (Forte Rio Bananal), GEL, Sport Capixaba e Sport Club Brasil Capixaba.

Grupos

Chave A

Rio Branco F.C.
G.E.L.
Rio Branco A.C.
Vilavelhense F.C.
Pinheiros F.C.
Porto Vitória F.C.
C.T.E. Colatina / Espírito Santo S.E.
Nova Venécia F.C.

Chave B

A. Desportiva Ferroviária V.R.D.
Real Noroeste F.C.
Aster Brasil F.C.
Serra F.C.
Forte F.C. / S.E.R. Castelense
C.A. Itapemirim
S.C. Capixaba
S.C. Brasil Capixaba


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia