FUTEBOL CAPIXABA DE CASA NOVA

15 de outubro de 2020

Crédito: Helio Filho/SECOM

Como parte da estratégia de fortalecimento dos clubes capixabas, o projeto de transmissão streaming que a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) iniciou há três anos de forma inovadora, chega a um novo e importante patamar. A nova casa do futebol capixaba será a Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV ES), que conta com a TV Educativa ES (TVE ES) e a Rádio ES.

Serão 20 partidas transmitidas, do Campeonato Estadual nas Séries A e B, na TV aberta e via mídias sociais, simultaneamente, até o encerramento da temporada. O primeiro jogo exibido será entre Vilavelhense F.C. e S.C. Capixaba, pela primeira fase da segunda divisão capixaba.

“O contrato permitirá que os torcedores dos clubes capixabas acompanhem os jogos dos nossos campeonatos de qualquer lugar do mundo, além de gerar visibilidade para o futebol capixaba, e ganhos financeiros diretos para os nossos clubes através das cotas que serão pagas. Já estamos trabalhando visando a renovação deste modelo de contrato com a RTV ES para 2021”, garante o presidente da FES, Gustavo Vieira.

O acordo contratual é resultado de uma longa negociação entre a FES e o Governo do Estado. A assinatura aconteceu durante a solenidade de reinauguração do Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, na manhã desta quinta-feira (15).

O Banestes, patrocinador do Capixabão Série A e Campeonato Brasileiro Serie D, esteve presente no evento, através do Diretor de Rede da instituição, Fernando Valli Cardoso. “O Banestes valoriza a cultura e o esporte capixaba. Desde 2011, o banco apoia como patrocinador o Campeonato Capixaba de Futebol, realizado pela FES. Acreditamos que o incentivo ao futebol do Espírito Santo contribuiu com o desenvolvimento econômico e social do Estado, oportuniza um importante momento de lazer e atividade aos capixabas e, ainda, com o futuro de muitos jovens atletas”.

“Na nossa avaliação é um verdadeiro golaço, que contou com o apoio e visão do Governador Renato Casagrande, o empenho e colaboração do Presidente da RTV ES Igor Pontini, do Secretário de Esporte Júnior Abreu, e da Secretária de Comunicação Flávia Mignone”, destaca o presidente da FES.

O acordo também contou com apoio do vice-presidente da CBF, Marcus Vicente. “E, principalmente, a confiança que nos foi depositada pelos nossos clubes filiados durante este longo e trabalhoso processo”, completou Gustavo Vieira.

O presidente da RTV ES, Igor Pontini, destacou a relevância do futebol para a sociedade. “É um momento especial para o esporte capixaba e o nosso futebol. O projeto da TV Educativa ES é estruturante e inovador, serão 40 jogos transmitidos por ano, do profissional e das categorias de base, com destaque especial para o Feminino. O futebol possui grande papel social. As atividades esportivas ultrapassam as disputas dos estádios, sendo ferramenta de transformação do indivíduo e da sociedade, além de contribuir para o desenvolvimento físico, psicológico e educacional. Para muitas famílias de baixa renda, simboliza uma realidade de ascensão social”, afirmou.

Na solenidade, o Secretário Geral da CBF, Walter Feldman, elogiou a gestão do presidente da FES. “Quando cheguei aqui, o governador me disse: o Gustavo Vieira é seguramente a melhor referência dos presidentes de federações do Brasil. E ele se preparou para isso”.

Também esteve presente o vice-presidente da CBF, Marcus Vicente. “Parabéns a todos os presidentes dos clubes e também ao governador, pela visão de governo”.

Com sorriso no rosto após a assinatura do contrato, o governador Renato Casagrande aproveitou para elogiar um conterrâneo. “Agradeço a presença dos dirigentes de clubes e também do árbitro Dyorgenes Padovani, do quadro da CBF, e que também é de Castelo”, brincou o governador.

Streaming

A primeira experiência de transmissão por streaming no futebol capixaba ocorreu no Copa ES 2017, e de forma inovadora no Capixabão de 2018, com replicação do sinal na TV aberta. A iniciativa foi inédita, pois nenhuma outra federação de futebol do Brasil teve essa experiência em seus estaduais.

Aconteceram, então, transmissões para todas as competições calendário oficial, inclusive as competições de base, até chegarmos à FES TV, no Youtube. Foram mais de 2 milhões de impressões em mais de 200 jogos.

“Foram mais de 200 transmissões até o momento. Hoje com a assinatura deste contrato de transmissão com a RTV ES, temos a certeza que foi um investimento acertado por parte da Federação e dos clubes capixabas”, disse Gustavo Vieira.


Próximos jogos

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha