Comissão de Arbitragem da FES em parceria com a CBF e ENAF desenvolvem atividades com árbitros capixabas

23 de abril de 2020

O futebol capixaba está paralisado desde o dia 18 de março devido a Covid-19, no entanto, árbitros do quadro da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) e alunos do curso de arbitragem da Escola Gabino Rios (ESAGRIOS), desde o início do mês de abril, realizam atividades referentes às Regras do Jogo.

Nesse período de quarentena, a Comissão de Arbitragem da FES, em parceria com a Comissão Nacional de Arbitragem e a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF), desenvolvem atividades para que os árbitros e alunos do curso de arbitragem continuem em dia com os conhecimentos técnicos sobre as regras.

Estão sendo utilizadas avaliações teóricas online e vídeos testes sobre as Regras do Jogo, com o objetivo de possibilitar um treinamento à distância, visando aprimorar o desenvolvimento da arbitragem. Essas atividades têm a finalidade de manter a turma preparada para o reinício das competições, ainda sem previsão de retorno.

A partir dos vídeos testes, os árbitros analisam as jogadas a fim de tomar uma decisão técnica e disciplinar sobre os lances estudados. Após os árbitros analisarem os vídeos, os erros e acertos são enviados individualmente para cada participante, além parecer crítico de cada vídeo.
Com esta estratégia de estudo, os árbitros são levados a dominar, ter o conhecimento e saber trabalhar o conceito da Regra do Jogo, para ter uma tomada de decisão correta, entendendo sempre o espírito da lei.

“Como neste momento não estamos realizando nossas atividades presenciais mensais de estudo das Regras do Jogo, que iniciamos no ano passado, este apoio da CA-CBF, através do presidente Leonardo Gaciba, foi essencial para que pudéssemos continuar transmitindo a instrução para os nossos árbitros e alunos do curso de arbitragem. Somente com muita prática e estudo conseguiremos continuar evoluindo.” Avaliou o Secretário da Comissão de Arbitragem da FES, Carlos Eduardo Depizzol.


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia