Comunicado

27 de fevereiro de 2019

A Federação de Futebol do Estado do Espirito Santo (FES) comunica que:

  • Em virtude da impossibilidade de realização de jogos entre os dias 1º a 06 de março (sexta a quarta-feira de Cinzas), período em que a Policia Militar (PM) está empenhada na operação do carnaval em todo o Estado, a sexta rodada do Campeonato Estadual Série A 2019 está sendo realizada nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro. A adequação do cronograma de jogos ao da PM ES é fundamental para garantir a segurança dos eventos esportivos e seus públicos.
  • Devido ao grande efetivo da PM empregado no Carnaval de Vitória, não é possível realizar jogos na capital capixaba neste período. Fato que dificulta a elaboração da tabela do Campeonato.
  • Os horários dos jogos são indicados exclusivamente pelos clubes mandantes. A exceção se dá apenas às partidas transmitidas ao vivo pela rede detentora dos direitos de transmissão, quando é necessário respeitar o horário disponível na grade – sábado à tarde.
  • A FES não se opõe a realização de rodadas duplas, mas que para isso aconteça, é necessário primeiramente que os dois clubes mandantes formalizem acordo de divisão da renda.
  • Os jogos do Campeonato Estadual Sub 20 não ocorrem de forma preliminar ao Estadual Série A desde 2015. Desta forma é possível a participação dos clubes da Série B e, consequentemente, de um número maior de atletas em atividade. Outros fatores também foram determinantes para a adoção de tal medida, tais como: o fato de alguns estádios não possuírem sistema de iluminação, o que levaria os jogos do Sub 20 serem realizados às 13h, em uma temperatura muito elevada para a prática esportiva, e a necessidade de maior efetivo da PM para o atendimento de mais jogos.
  • O calendário nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabelece o período de 20/01/2019 a 21/04/2019 para realização dos Estaduais.
  • O Campeonato estadual Série A, diferentemente do calendário nacional, está em comum acordo com os clubes participantes e é realizado de 31/01/2019 a 27/04/2019, tendo somente 3 (três) rodadas no meio de semana. Já a partir da segunda fase não haverá nenhuma partida no meio de semana, exceto se houver solicitação do clube mandante.

Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia