Dois árbitros capixabas são convocados para capacitação de árbitro de vídeo

26 de setembro de 2017

Na sequência do processo de implantação do Árbitro Assistente de Vídeo (AAV) no futebol brasileiro, a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol iniciou o curso de capacitação para o uso da ferramenta nesta segunda-feira (25), na cidade de Águas de Lindóia (SP). No total, 64 árbitros e assistentes vão participar do treinamento, divididos em quatro grupos de 16.

O Espírito Santo está representado pelo Árbitro Diorgines Padovani e pelo Árbitro Assistente Fabiano Ramires, que foram convocados pela Comissão de Arbitragem da CBF.

No primeiro dia de curso, os participantes foram orientados sobre os gestos e linguagem adequadas para serem utilizadas durante o uso do árbitro de vídeo. Na sequência, a programação prevê que eles assistam vídeos temáticos e utilizem o VAR dentro e fora do campo. O líder do projeto do Árbitro Assistente de Vídeo no Brasil, Sérgio Corrêa, falou sobre a importância do auxílio da tecnologia para a evolução da arbitragem.

–A velocidade em que o futebol chegou nos mostra que não há mais condições daquele ser humano acompanhar uma partida de futebol apenas com seus olhos e os dos seus companheiros. É muito rápido, a tecnologia avançou muito. Estamos preparados e temos condições para chegar lá e dar um grande salto para o futebol no Brasil – destacou.

Antes da preparação intensiva de árbitros e árbitros assistentes, na semana passada, a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol reuniu o grupo de 16 supervisores de árbitros de Vídeo para atualização de protocolo e revisão de instruções. O grupo de supervisores trabalhou intensamente as chamadas “decisões revisáveis”, quando há a possibilidade de pedido de revisão pelo árbitro ou de sugestão pelo Árbitro Assistente de Vídeo (AAV).

O instrutor técnico de VAR, Manoel Serapião Filho, comandou o trabalho teórico nesta segunda-feira e, além de passar as orientações, elucidou dúvidas dos participantes. O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho, acompanha as atividades no interior paulista.


Próximos jogos

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Série A
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim

Estadual Série A
Robertão, Serra