Copa Espírito Santo começa no dia 25 de julho

22 de maio de 2015

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, na sede da Federação de Futebol, no Centro de Vitória, os presidentes dos clubes interessados em participar da Copa Espírito Santo de 2015 definiram a forma de disputa da Copa Espírito 2015.

Nove clubes confirmaram a participação no campeonato – Desportiva Ferroviária, Vitória Futebol Clube, Clube Atlético Itapemirim, Doze Futebol Clube, Espírito Santo Futebol Clube, Estrela do Norte Futebol Clube, Linhares Futebol Clube, Real Noroeste Futebol Clube e Sport Clube Brasil Capixaba.

Entre a FES e os clubes presentes – Desportiva Ferroviária, Clube Atlético Itapemirim, Doze Futebol Clube, Espírito Santo Futebol Clube e Linhares Futebol Clube, ficou estabelecido que caso haja desistência de nenhuma equipe, até esta sexta-feira, dia 22 de maio e seja confirmada a participação de sete equipes, o campeonato terá a seguinte disputa: jogarão todos contra todos, classificando para a fase semifinal (em jogos de ida e volta) as quatro primeiro colocados, e os dois vencedores dos confrontos da fase semifinal irão disputar a fase final (em jogos de ida e volta).

A outra opção, caso se confirme a participação de oito ou nove equipes, a forma de disputa a seguinte: os clubes serão divididos em duas chaves, classificando para a fase semifinal (em jogos de ida e volta) os dois primeiros colocados de cada chave, e os dois vencedores dos confrontos da fase semifinal irão disputar a fase final (em jogos de ida e volta). Caso um clube da chave A desista, será realizado no dia 25 de maio, segunda-feira, às 14h, o sorteio para complementar a chave A com um clube que está na chave B. Os clubes decidiram que o campeonato terá duração de no máximo 3 (três) meses e 15 (quinze) dias

Veja as chaves

Chave A – Itapemirim, Estrela do Norte, Brasil Capixaba e Doze; Chave B – Linhares, Real Noroeste, Desportiva Ferroviária, Vitória e Espírito Santo Futebol Clube.

Vale lembrar que o clube campeão poderá ter a vaga assegurada na Copa do Brasil 2016, caso no ranking nacional das Federações, que será divulgado após o encerramento das competições nacionais, a FES estiver entre as Federações que tem o direito a 2 (duas) vagas. Caso a Federação não se enquadre neste quesito, o campeão da Copa Espírito Santo 2015 terá a vaga assegurada na Copa Verde de 2016.