Gustavo Vieira é o novo presidente da FES

27 de abril de 2015

O administrador Gustavo Vieira tomou posse como presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) na manhã desta segunda-feira (27). A cerimônia de transferência de cargo, restrita para ligas e clubes filiados, foi realizada no Hotel Golden Tulip, em Vitória. Gustavo inicia um mandato de quatro anos e sucede Marcus Vicente, que assumiu no último dia 16 de abril a vice presidência da CBF.

Antes da entregar do cargo, o presidente Marcus Vicente agradeceu a todos que estiveram com ele em seu período de gestão e deixou uma mensagem para Gustavo Vieira, que ele sempre trabalhe regido pela legalidade.

Já o novo presidente, agradeceu ao apoio de todos, e em seu discurso de posse, enfatizou que todos somos sócios quando se trata do Futebol Capixaba. “Temos direitos, mas também temos obrigações”. Citou a responsabilidade da imprensa local e fez pedidos de apoio ao Governo do Estado. Além disso , se comprometeu em fazer uma gestão ética e balizada na transparência e nos regulamentos.

O novo presidente tem em seu currículo experiência acadêmica e profissional na área esportiva. É administrador de empresas, pós- graduado em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas e em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC. Possui o mestrado FIFA Master – o mais renomado em gestão esportiva do mundo, realizado nas universidades europeias de Leicester – Inglaterra, SDA Bocconi – Itália e Neuchatel – Suíça.

Além disso, trabalhou no Departamento de Competições e de Transferência Internacional de jogadores na Federação Argentina de Futebol (AFA); na Confederação Brasileira de Voleibol, onde foi responsável pela implementação do sistema de gestão da qualidade e certificação ISO 9001.2000; e foi Secretário Executivo da Confederação Sul Americana de Voleibol.

Gustavo Vieira iniciou suas atividades na FES em 2008, quando foi Vice Presidente de Relações Institucionais e Marketing, e entre 2009 e 2015 atuou como Diretor Executivo. Ele tem 40 anos, é casado e pai de um filho.

Atuação na FES

No período que esteve à frente da diretoria executiva da Federação de Futebol, Vieira foi o gestor de projetos como a operação COPA 2014 – quando o estado recebeu as Delegações de Austrália e Camarões e foi responsável pela elaboração e execução dos projetos de Lei de Incentivo Fiscal via Ministério do Esporte, o que levou a federação capixaba ao posto de única no Brasil a ter um projeto aprovado pelo Ministério.

Ainda na gestão de Marcus Vicente, ele coordenou os períodos de treinamento da Seleção Brasileira SUB 20 no Estado nos anos 2013 e 2014, e neste ano da Seleção Olímpica, incluindo a partida internacional contra a seleção Paraguaia.

Neste período que esteve na diretoria executiva, geriu as edições da Copa Nacional Sub 17, de 2008 a 2014, uma das principais competições do calendário nacional da categoria.


Próximos jogos

Estadual Sub 11
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 11
Campo do AERT, Serra

Estadual Sub 13
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 13
Campo do AERT, Serra

Copa ES Sub 17
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Copa ES Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Copa ES Sub 17
Robertão, Serra

Copa ES Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha