Conheça o novo calendário da FES para 2015

20 de outubro de 2014

A abertura da temporada do futebol capixaba acontece no dia 26 de janeiro, às 20h15, no Estádio Sumaré, com a Copa dos Campeões do Espírito Santo. A partida reúne o atual campeão capixaba, Estrela do Norte e o futuro vencedor da Copa Espírito Santo, em Cachoeiro de Itapemirim.

No sábado seguinte, dia 31 de janeiro, começa o Capixabão 2015 e a partida final está prevista para o dia 16 de maio. Serão 22 datas, sendo que oito rodadas acontecem no meio de semana, com uma nova forma de disputa. O novo formato vai valer para os próximos dois anos, a mudança se deu após a aprovação do regulamento pelos clubes, durante a reunião do conselho arbitral da competição realizada no último dia 10 de outubro.

Entenda a nova fórmula da Série A

Em cada chave os clubes se enfrentam em jogos de ida e volta, classificando para a fase hexagonal os três primeiros colocados de cada chave. Após o término desta fase, classificam para a fase final os dois primeiro colocados, aonde os mesmos jogarão entre si em jogos de ida e volta para se conhecer o campeão do Capixabão 2015.

Na Chave Norte joga São Mateus, Linhares, Real Noroeste, Colatina e Vitória. Na Chave Sul joga Estrela, Itapemirim, Sport Clube Capixaba, Castelo e Desportiva Ferroviária.

Para se apurar os dois clubes rebaixados, os dois últimos colocados de cada chave disputarão o quadrangular em jogos de ida e volta onde os dois últimos colocados dessa fase serão rebaixados para o Campeonato Série B 2016.

Novidades

O Campeonato Estadual Juniores será realizado separado da Série A, deixando de ser realizado nos jogos preliminares do Capixabão. E será obrigatório a participação para clubes da Série A e optativo aos clubes que disputam a Série B do Campeonato.

De acordo com o Diretor Executivo da FES, Gustavo Vieira, a entidade mudou o formato da Competição para que todos os clubes profissionais em atividades pudessem trabalhar suas categorias de base, proporcionando a numero maior de atletas capixabas se manterem em atividade, e serem observados pelos clubes profissionais do estado.

Acesse o Calendário.


Próximos jogos

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica