Capixabão 2015 começa no dia 31 de janeiro com novo modelo de disputa

10 de outubro de 2014

Os representantes dos clubes interessados em participar do Campeonato Estadual Série A de 2015 se reuniram nesta manhã, na sede da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) para definir o novo modelo de disputa da competição.

Das três propostas para a nova fórmula de disputa, a terceira recebeu a votação da maioria dos clubes, exceto da Desportiva Ferroviária.

Os clubes serão divididos em duas chaves regionalizadas com cinco equipes cada, sendo que estes disputaram entre si em jogos de ida e volta. Os três primeiros colocados de cada chave classificarão para o Hexagonal (2ª Fase) e os dois últimos colocados de cada chave disputarão o quadrangular em jogos de ida e volta, para se definir os dois clubes que serão rebaixados para o Campeonato Estadual Série B de 2016.

Na 2ª Fase (Hexagonal) os clubes classificados na fase anterior disputaram entre si em jogos de ida e volta, sendo que os dois clubes primeiro colocados nesta fase classificarão para a Fase Final, onde nesta próxima fase os jogos serão de ida e volta.

Com a nova formula de disputa, as equipes foram divididas em chaves regionalizadas (Chave Norte e Chave Sul), as equipes da Desportiva Ferroviária e Vitória, por serem equipes da Grande Vitória, foram sorteadas para qual chave essas equipes irão compor, sendo sorteado da seguinte forma: o Vitória irá compor a Chave Norte e a Desportiva Ferroviária irá compor a Chave Sul.

A partir do próximo ano de 2015, o Campeonato Estadual Sub 20, não terá partidas preliminares ao Campeonato Série A 2015, sendo que o Campeonato Estadual Sub 20 se tornará Campeonato Estadual Sub 19 e começará a partir de março de 2015, sendo obrigatório a participação dos clubes disputantes do Campeonato Estadual Série A de 2015 e opcional para clubes disputantes do Campeonato Estadual Série B de 2015. Este campeonato será classificatório para a Copa São Paulo de Futebol Junior de 2016, sendo que o número de vagas dependerá do convite da Federação Paulista de Futebol.

Estiveram presentes os representantes do Estrela do Norte, Linhares Futebol Clube, Desportiva Ferroviária, Vitória Futebol Clube, Clube Atlético Itapemirim, Colatina Sociedade Esportiva, Sport Club Capixaba, São Mateus, Castelo Futebol Clube, Real Noroeste Futebol Clube.

Cronograma

Publicação de tabela e regulamento será no dia 03 de dezembro.

O campeonato começa no dia 31 de janeiro e termina no dia 16 de maio.

Confirmação da participação no Campeonato Estadual Série A 2015, através de ofício, junto com o termo de compromisso e protocolado na Secretaria da FES às 18h, até o dia 29 de outubro.

A Copa dos Campeões será disputada entre o Estrela do Norte e o Campeão da Copa ES de 2014, no dia 26 de janeiro, às 20h15, no Estádio Sumaré.


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia