Estadual Feminino 2021 começa no fim de semana, igualando recorde de número de participantes

20 de outubro de 2021

Foto: Alberto Borém

A disputa do Campeonato Estadual Feminino 2021 começa no próximo fim de semana. Será a 11ª edição da competição, que não aconteceu no ano passado em virtude da pandemia da Covid-19.

Divididos em dois grupos na primeira fase, dez times brigam pela vaga para o Campeonato Brasileiro Feminino A3 de 2022. É o maior número de participantes desde a primeira edição de 2010, que também contou com dez equipes.

Hexacampeão, o Vila Nova busca seu sétimo título e o sexto consecutivo. Em 2019, o time superou o Prosperidade na final, com vitória por 2 a 0 e empate em 1 a 1.

Técnico e presidente do Vila Nova, Luciano Tadino comemora a volta do Estadual Feminino e elogia a contribuição da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), que vai arcar com os custos de taxas de arbitragem e fornecimento de bolas da competição, através do Termo de Fomento Nº 90546 firmado com o Ministério da cidadania por intermédio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, graças a destinação de Emenda da Deputada Federal Norma Ayub, além do custeio de testes de Covid-19.

“É muito importante esse retorno do Estadual. A gente via o olhar das meninas nos treinos, sentindo falta de competição. Por mais que a gente estivesse participando de torneios e amistosos, é diferente de uma competição de Federação, que vale vaga para Brasileiro. O apoio da Federação é importante, o presidente Gustavo (Vieira) vem buscando sempre oportunidades lá fora para a gente, de estar mostrando nosso trabalho, e recursos para que possamos conseguir competir sem pagamento de taxas de arbitragem”, lembra Luciano.

Diferentemente do Vila Nova, todos os demais clubes vão em busca da conquista inédita, assim como o Prosperidade, que bateu na trave na última disputa.

“A gente fez poucas mudanças em relação ao time de 2019, priorizou a base e continua muito com esse grupo unido, que vem juntos há vários anos. A gente sempre pensa em títulos, mas todos os clubes também estão na mesma fase que a gente, se preparando bastante. Então, o pensamento é chegar o mais longe possível e, quem sabe, conquistar esse título”, afirma o presidente do Prosperidade, Douglas Marin.

Vila Nova, na Chave A, e AE Capixaba, na Chave B, folgam na primeira rodada, que terá os seguintes jogos:

CHAVE A

24/10: São Geraldo x União EC (15h, campo do São Geraldo, Serra)

24/10: Meninas do ES x Aster Brasil (campo Vista da Serra 1, Serra)

CHAVE B

23/10: Vilavelhense x Prosperidade (15h, campo do APOFES, Vila Velha)

24/10: Coronel Borges x Serra (15h, campo do Borjão, Cachoeiro de Itapemirim)

Tabela do Campeonato Estadual Feminino 2021  


Próximos jogos

Copa ES
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 17
Campo do Tiradentes, Serra

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 15
Campo do Tiradentes, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Copa ES
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha