NOTA OFICIAL

16 de abril de 2019


A Federação de Futebol do Espírito Santo, vem a público prestar os devidos esclarecimentos, a respeito das afirmações divulgadas por seu filiado Rio Branco Atlético Clube, no que tange especialmente a partida realizada no dia 13 de abril, no estádio José Olímpio da Rocha, contra o Real Noroeste.

Primordialmente a Federação respeita o direito do Rio Branco de levar ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) o que considera infração das Normas e Leis que regem a categoria, as quais seguimos rigorosamente.

Ressalta que administrativamente, a súmula da partida é o documento oficial e será considerado pela FES até a decisão da justiça desportiva, que será imediatamente acatada.

Se efetivamente houve erro de arbitragem quanto a indicação de pênalti contra o Rio Branco, e que, consequentemente, tenha prejudicado o time, lamentamos, já que a Federação vem trabalhando fortemente para que estes tipos de equívocos sejam evitados, investindo maciçamente em qualificação dos árbitros e quadro técnico, porém, é sabido que falhas humanas são inerentes à atividade e infelizmente acontecem.

Repudia a acusação de diferenciação no tratamento junto ao Rio Branco A.C. ou a qualquer outro afiliado. Assim que demandada, a Federação de Futebol atendeu à solicitação do presidente do clube, Sr. Luciano Mendonça, auxiliando o processo de transferência internacional do jogador Loco Abreu e na emissão de Visto de Trabalho junto ao Ministério do Trabalho, a tempo hábil do profissional participar da primeira rodada da competição.

A FES também assumiu a responsabilidade de locação do estádio Kleber Andrade, visto que o clube não possui todas as certidões exigidas para abertura do processo. E de forma contínua, a federação vem orientando a diretoria do clube em todas as questões de ordem administrativa e jurídica, não poupando esforços para assistir o clube, inclusive de forma financeira, postergando pagamentos de dívidas junto à entidade esportiva, tal como com qualquer outro filiado que necessite.

No que diz respeito a ambulância que atendia ao jogo, diferentemente das acusações e considerando a súmula e fotos produzidas na partida, o veículo possuía o desfibrilador em funcionamento, e fora aprovada pela equipe médica e arbitragem. Há de se considerar, ainda, que a mesma ambulância foi utilizada em todos os jogos realizados no estádio, inclusive com o Rio Branco no dia 16 de março, e em nenhum momento do campeonato houve qualquer questionamento das equipes participantes e dos árbitros.

Ressaltando que o estatuto do Torcedor, em seu artigo 16, estabelece em seu texto a necessidade de 01 (uma) ambulância, 01 (um) médico e 02 (dois) enfermeiros padrão a cada 10 mil expectadores, sem mencionar o termo UTI.

A Federação ainda esclarece que na partida realizada entre Rio Branco AC e Serra FC, no dia 16 de março, que gerou atraso em seu início e posteriormente multa do TJD/ES, por falta de 02 (dois) enfermeiros padrão devidamente identificados com documentação do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) foi cumprido fielmente o que estabelece o Estatuto do Torcedor. Fato semelhante também ocorreu em partida entre Atlético Itapemirim e Tupy, quando o jogo não foi realizado.

Ressalta que orientou a diretoria do Rio Branco a não ingressar com ações na Justiça comum, sem antes esgotar todas as instâncias da Justiça Desportiva, como determina a legislação em vigor. A medida evita possíveis sanções como desfiliação, previstas nos Estatutos da FES e da CBF.

Repudia veementemente qualquer ato de violência ou incentivo a ela, dentro ou fora dos estádios, que coloquem em risco torcedores, atletas, imprensa, árbitros, dirigentes e profissionais dos clubes e Federação. Neste sentido, a FES já está tomando todas as medidas legais e administrativas para evitar atos deste tipo e punir eventuais responsáveis.

A Federação de Futebol agradece ao Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar, que tem dado segurança, de forma estratégica e organizada, a todas as partidas de futebol no Espírito Santo.


Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Semifinal
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Engenheiro Araripe, Cariacica

Copa ES
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 15
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 15
Engenheiro Araripe, Cariacica