Presidente da FES tomou posse na sexta-feira (3)

6 de maio de 2019


Entusiasmado e empenhado, Gustavo Vieira deseja entregar melhores resultados para a Federação e filiados.

O atual presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, tomou posse como presidente reeleito da entidade, nesta sexta-feira, dia 3 de maio, junto com a diretoria eleita para o quadriênio 2019-2023, em Vitória/ES.

Diante dos vice-presidentes da CBF, Marcus Vicente e Castellar Netto, o secretário geral da CBF, Walter Feldmann, e governador do Estado Renato Casagrande, Gustavo destacou em seu discurso que permanecerá lutando de todas as formas pelo futebol do estado, e reiterou que o seu compromisso sempre foi e sempre será estar ao lado de seus filiados, dos clubes e ligas, buscando novas conquistas e parcerias para o futebol capixaba.

O presidente da FES também relembrou o primeiro mandato e deu destaque ao trabalho em equipe, planejamento, empenho, dedicação e disciplina que foram determinantes nesse primeiro período e também reconheceu que as “rotas devem ser reajustadas”, e que processos devem ser aperfeiçoados, visando a melhoria contínua nos próximos quatro anos.

O secretário geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldmann, parabenizou a federação capixaba e ressaltou o belo trabalho realizado. “O Gustavo é um exemplo de profissional moderno em gestão, estratégia, visão política e vem fazendo uma administração de sucesso à frente da FES. Esse é o processo de renovação de futebol que queremos para o país”.

O Governador Renato Casagrande enfatizou a importância de novos recursos e empenho do Estado, de apoio ao futebol capixaba e também do destaque na imprensa capixaba. “Estamos prevendo investimentos para finalizar o estádio Kleber Andradee já entramos com o apoio do Banestes na competição, mas é preciso mais envolvimento político e políticas públicas para ajudar o nosso futebol a crescer”, disse.

Gustavo conclamou a todos os presentes por uma mudança de atitude, que apoiem os nossos clubes e dirigentes e reforça que eles empregam milhares de profissionais, e são muitas vezes a única opção de inclusão social e lazer em seus municípios.

A ocasião também foi marcada pela assinatura do ofício para o Espírito Santo receber o Mundial Sub 17 que será enviado à CBF.

O evento também contou com a presença derepresentantes da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Esportes, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vereadores de Vitória, clubes e ligas filiadas à Federação.

Atuação na FES

No período que esteve à frente da diretoria executiva da federação de futebol, Vieira foi o gestor de projetos como a operação Copa 2014, quando o Estado recebeu as delegações de Austrália e Camarões, e foi responsável pela elaboração e execução dos Projetos de Lei de Incentivo Fiscal via Ministério do Esporte, o que levou a entidade ao posto de única no Brasil a ter um projeto aprovado pelo Ministério.

Também coordenou os períodos de treinamento da Seleção Brasileira SUB 20 no Estado em 2013 e 2014, e da Seleção Olímpica, incluindo a partida internacional contra a Seleção Paraguaia.No período que esteve na diretoria executiva, Gustavo geriu as edições da Copa Nacional SUB 17, de 2008 a 2014, uma das principais competições do calendário nacional da categoria.

Trajetória na Gestão Esportiva

Aos 44 anos, Gustavo Vieira tem em seu currículo experiência acadêmica e acumula 18 anos atuando no mercado esportivo, nos mais diversos projetos e entidades. Iniciou suas atividades na FES em 2008, quando foi Vice-Presidente de Relações Institucionais e Marketing, e entre 2009 e 2015 atuou como Diretor Executivo. Agora reeleito para o segundo mandato na Federação até 2023, Gustavo também foi recentemente foi nomeado Secretário Geral do Sindicato do Futebol.

Administrador de empresas, pós-graduado em finanças corporativas pela Fundação Getúlio Vargas e em Gerenciamento de Projetos pelo Ibmec, Gustavo possui o mestrado FIFA Master, o mais renomado em gestão esportiva do mundo, realizado nas universidades europeias de Leicester (Inglaterra), SdaBocconi(Itália) e Neuchatel (Suíça).

Além disso, já trabalhou no Departamento de Competições e de Transferência Internacional de jogadores na Federação Argentina de Futebol (AFA); na Confederação Brasileira de Voleibol, onde foi responsável pela implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e Certificação ISO 9001.2000; e foi Secretário Executivo da Confederação Sul Americana de Voleibol.


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Sub 15
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 17
Campo do Tiradentes, Serra

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória