FES faz o balanço da temporada 2024, que teve recorde de competições e investimentos
Foto: Bruno Lopes/Staff Images/CBF
Um ano marcante para o futebol capixaba. 2024 está próximo do fim, mas ficará escrito na história da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) por diversos motivos.
O primeiro deles é que a FES bateu seu próprio recorde de campeonatos realizados em uma temporada: 15 no total. O número expressivo foi alcançado com três novas competições: Copa ES Sub-11, Copa ES Sub-13 e Estadual Feminino Sub-17, que foi o primeiro campeonato feminino de base da história do futebol do Espírito Santo.
Dessa forma, a entidade entregou três competições profissionais masculinas (Capixabão Série A, Capixabão Série B e Copa Espírito Santo), dez masculinas de base (Estaduais Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11, e Copas ES Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11) e duas femininas (Campeonato Capixaba Feminino e Estadual Feminino Sub-17). Ao todo, foram 640 partidas realizadas, com cerca de 4.200 atletas inscritos no total.
Para isso, além de recursos próprios, a FES contou com investimentos de patrocinadores (Superbet, Sicoob e Unimed), do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da TVE Espírito Santo e da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), Banestes, e recursos federais e estaduais via Termos de Fomento. A Lei do Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) também foi uma importante ferramenta, por meio da qual os Supermercados BH e a Fibrasa S/A patrocinaram a Copa ES Sub-20. E a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também contribuiu diretamente, através do programa CBF Transforma, com recursos para o Estadual Feminino Sub-17.
No total, foram investidos aproximadamente R$ 6 milhões, que foram direcionados, por exemplo, ao pagamento de taxas de arbitragem, materiais esportivos e premiações.
Outro motivo para o ano ser histórico foi que a FES e o Estado receberam a Seleção Brasileira Feminina pela primeira vez, para dois amistosos contra a Colômbia. A convocação do técnico Arthur Elias também aconteceu em solo capixaba e foi a primeira fora da sede da CBF.
As partidas – as primeiras após a medalha de prata nas Olimpíadas de Paris – levaram cerca de 20 mil pessoas ao Kleber Andrade e o Brasil saiu invicto, com empate em 1 a 1, no dia 26 de outubro, e vitória por 3 a 1, no dia 29 do mesmo mês. Esses momentos foram vividos de perto por atletas que disputavam o Estadual Feminino Sub-17, que participaram da cerimônia de entrada das equipes e das bandeiras em campo.
“Foi uma experiência única, para o Espírito Santo, receber a Seleção Brasileira Feminina, que recentemente conseguiu a medalha de prata nas Olimpíadas, e foi o pontapé inicial para o novo ciclo de preparação para o Mundial de 2027, que ocorrerá no Brasil. Então, foi um momento importante para a Seleção e para o futebol capixaba feminino também. Demos início recentemente no Estadual Feminino Sub-17, que foi realizado pela primeira vez”, lembra o presidente da FES, Gustavo Vieira.
E o ano marcante terminará com mais um evento importante para a entidade, que vai ampliar o uso do VAR Light (árbitro de vídeo) para 2025. Para isso, além de investir em aluguel do equipamento, realizará o primeiro curso completo de VAR do Espírito Santo, entre os dias 12 e 17 de dezembro, para homologação de novos árbitros para a função.
“Já ampliamos os investimentos neste ano em novos campeonatos, fechando a temporada 2024 com 15 competições e 640 jogos realizados. O calendário foi muito cheio, com pelo menos duas competições para cada categoria, além de dois campeonatos femininos. E para o próximo ano vamos fazer esse investimento alto na tecnologia do VAR Light e na homologação de novos árbitros, para trazer ainda mais segurança para nossas competições”, conclui o presidente da FES, Gustavo Vieira.
Redes sociais e transmissões
O ano também proporcionou números expressivos para a Comunicação da entidade e, consequentemente, para a visibilidade dos clubes também. As redes sociais da FES produziram mais de 900 publicações, alcançando mais de 8 milhões de pessoas, com conteúdos exibidos mais de 11 milhões de vezes nas timelines.
As transmissões também geraram números impactantes, com cerca de 1,4 milhão de visualizações no total (TV aberta e redes sociais). Foram 117 jogos transmitidos, 108 pela TVE Espírito Santo, sendo dois jogos da Seleção Brasileira Feminina, na emissora pública dos capixabas, em TV aberta, YouTube e Facebook, e 9 pela FES TV, no YouTube.