FES realiza reunião com semifinalistas do Capixabão Série B Sicoob
Fotos: André Luiz/Avision Comunicação, Laila Pecorari/Vilavelhense e Jordan Nunes/Capixaba Esporte
A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) iniciou a semana se reunindo com os quatro clubes semifinalistas do Capixabão Série B Sicoob. Os confrontos do mata-mata foram confirmados no último sábado (26), após a 10ª rodada da primeira fase da competição.
Primeiro colocado da Chave Centro-Norte, o Pinheiros encara o Castelo, vice-líder da Chave Centro-Sul. E o Capixaba SC, líder da Chave Centro-Sul, encontra o Vilavelhense, que terminou segundo lugar no outro grupo.
Os times que tiveram melhor classificação na primeira fase (Pinheiros e Capixaba SC) são os mandantes do jogo da volta e têm a vantagem do empate na soma dos placares. Quem avançar nos confrontos já garante o acesso à Série A do Capixabão 2025.
Na reunião, que ocorreu de maneira virtual, o presidente da FES, Gustavo Vieira, parabenizou as equipes pela classificação e tratou de questões relativas às semifinais, como a necessidade de duas ambulâncias nas partidas.
Gustavo também informou que, a partir de agora, todos os jogos serão transmitidos pela TVE Espírito Santo, a emissora pública dos capixabas, e que a rodada com os jogos da ida das semifinais deve ser confirmada até terça-feira (28) pela entidade.
Os quatro semifinalistas já entraram matematicamente classificados na 10ª e última rodada da primeira fase, mas a primeira posição da Chave Centro-Norte ainda estava em disputa.
Jogando em casa, no estádio João Soares de Moura Filho, o Pinheiros levou a melhor no confronto direto contra o Vilavelhense, por 3 a 1, e terminou na ponta do grupo, com 21 pontos, dois a mais que o Vila, que ficou com 19. Lucas, Gabriel Índio e Júnior Poxim marcaram para o time da casa, Jarles Baiano descontou para os visitantes. No outro confronto do grupo, entre dois times já eliminados, o CTE Colatina perdeu por W.O. (3 a 0) para o São Mateus, por não disponibilizar dois enfermeiros para a partida.
O Capixaba SC já tinha a liderança da Chave Centro-Sul garantida, mesmo assim venceu o Castelo por 3 a 2, no Emilio Nemer, e terminou com 22 pontos, oito pontos a mais que o time do Sul do Estado, que ficou com 14. Iranildo, Paulinho Tevez (contra) e Juan David fizeram os gols dos vencedores. Mariano e Hiago, de falta, marcaram para o Castelo.
Pelo mesmo grupo, GEL e Tupy, que já não tinham chances de classificação, empataram no estádio Gil Bernardes. Kauã abriu o placar para o GEL, mas Matheus Costa deixou tudo igual: 1 a 1.
O Capixabão Série B Sicoob tem os patrocínios do Sicoob e da Unimed, a bola da Kagiva e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e da TVE, emissora pública dos capixabas, que tem os direitos de transmissão. Organizadora da competição, a FES viabilizou novamente o pagamento de taxas de arbitragem e distribuiu materiais esportivos disponibilizados pela Sesport.
Capixabão Série B Sicoob – Resultados da 10ª Rodada
Chave Centro-Norte
– Pinheiros 3 x 1 Vilavelhense (26/10, João Soares de Moura Filho, Pinheiros)
– CTE Colatina [W.O.] 0 x 3 São Mateus
Chave Centro-Sul
– GEL 1 x 1 Tupy (26/10, Gil Bernardes, Vila Velha)
– Capixaba SC 3 x 2 Castelo (26/10, Emilio Nemer, Castelo)