Vitória e Real Noroeste estreiam quarta (20) na Copa Verde

18 de janeiro de 2021

Alô, torcida capixaba! Quarta-feira (20) é dia da bola rolar para os times capixabas que estão na disputa da Copa Verde 2020. O Vitória estreia contra o Brasiliense-DF, e o Real Noroeste encara o Palmas-TO. A competição envolve equipes das Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro, e dá vaga ao campeão à terceira fase da Copa do Brasil.

“A Copa Verde para alguns clubes é um caminho inédito. A maioria dos clubes que disputa a Copa Verde não teriam essa oportunidade de estar numa fase tão avançada da Copa do Brasil, se não fosse a Copa Verde. É uma fase que assegura para uma premiação alta, já se iguala às cotas de clubes das divisões principais. Além disso, se um clube nosso vier a ser campeão, como aconteceu com o Atlético Itapemirim em 2018, que fez uma belíssima campanha, joga lá para cima termos de ranking. É uma competição muito importante e um caminho de fato mais curto para um sucesso do clube e do Estado”, afirma o presidente da FES, Gustavo Vieira.

Adversário do Real Noroeste, o Palmas-TO foi eliminado na primeira fase do Campeonato Brasileiro Série D 2020 sem marcar ponto. Já o Vitória enfrentou o Brasiliense em jogos recentes da Série D.

“O clube vem se preparando bem, mantendo a base do ano passado e com foco na competição nacional. Avançar na Copa Verde é importante, traz visibilidade esportiva e retorno financeiro”, acredita o presidente do Vitória, Rodolfo do Carmo.

Os times capixabas vão encarar seus rivais em jogo único e na casa do adversário. Assim também será na segunda fase, caso avancem. Jogos de ida e volta só vão acontecer a partir das quartas de final da Copa Verde 2020.
O Real Noroeste joga no Estádio Nilton Santos, em Palmas (TO). Já o Vitória vai correr pela vaga no Estádio Serejão, em Brasília (DF).
Se o Real Noroeste passar da primeira fase, enfrenta o Vila Nova-GO. Já o Vitória, teria o Luverdense-MT pela frente. Os critérios da competição para as definições citadas nas duas primeiras fases são baseados no ranking de clubes da CBF.

Caso o Real Noroeste ou o Vitória conquiste a Copa Verde, o futebol capixaba será premiado na pontuação junto à CBF. “Isso faz alavancar mais ainda o futebol do Estado, porque chega pontuando no ranking como um clube de oitavas de final da Copa do Brasil, isso tem um peso. Estamos evoluindo”, garante o presidente da FES, Gustavo Vieira.

A Copa Verde é um torneio disputado desde 2014 e já teve um capixaba finalista. Foi o Atlético Itapemirim, na edição de 2018, quando ficou com o vice-campeonato após uma decisão disputada com o Paysandu-PA.

Confira todos clubes participantes da edição 2020

Atlético Clube Goianiense-GO
Clube do Remo-PA
Cuiabá Esporte Clube-MS
Atlético Acreano-AC
Manaus Futebol Clube-AM
Sociedade Esportiva do Gama-DF
Esporte Clube Águia Negra-MS
Real Noroeste Capixaba Futebol Clube
Palmas Futebol e Regatas-TO
Ji-Paraná Futebol Clube-RO
Santos Futebol Clube-AP
São Raimundo Esporte Club-RR
Paysandu Sport Club-PA
Vila Nova Futebol Clube-GO
Luverdense Esporte Clube-MT
Rio Branco Football Club-AC
Associação Atlética Aparecidense-GO
São Raimundo Esporte Clube-PA
Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense-MT
Galvez Esporte Clube-AC
Nacional Fast Clube-AM
Brasiliense Futebol Clube-DF
Aquidauanense Futebol Clube-MS
Vitória Futebol Clube


Próximos jogos

Copa ES
Virgílio Grassi, Rio Bananal

Estadual Sub 20 - Semifinal
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Engenheiro Araripe, Cariacica

Copa ES
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 15
CT da Coruja Azul, Linhares