Vila Nova e Prosperidade decidem o título do Capixabão Feminino neste sábado (03), no Araripe
Fotos: Renata Garioli/Prosperidade
Quatro gols de diferença. Essa é a boa vantagem que o Prosperidade leva para o jogo da volta da final do Campeonato Capixaba Feminino, marcado para este sábado (03), às 15h, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. A partida tem entrada gratuita e transmissão da TVE Espírito Santo, nos canais de TV e Youtube da emissora pública dos capixabas.
A vantagem do Prospê foi construída com vitória por 5 a 1 no jogo da ida, no último sábado (27), no estádio Humberto Scaramussa, em Vargem Alta. Com o apoio da torcida, o time de casa fez três gols no primeiro tempo. Iza recebeu cruzamento na pequena área, dominou e abriu o placar. Lorena recebeu passe em profundidade e tocou na saída da goleira para ampliar. E Bruna, em cobrança de falta, fez o terceiro.
No segundo tempo, Luana cobrou pênalti e diminuiu para as visitantes. Mas Lorena, desviando cruzamento na área, e Bruna, novamente cobrando falta, marcaram o segundo gol delas na partida e definiram a goleada do clube mandante.
“Iniciamos o jogo muito bem. O Gustavo Freitas (treinador) trabalhou muito com vídeos durante a semana e, como consequência, ocorreu o que a gente estava esperando. O placar foi elástico, de certa forma até surpreendente, mas nós trabalhamos muito para isso”, comemora o presidente do Prosperidade, Douglas Marin.
Esta é a quinta final consecutiva – a sexta na história – entre esses dois clubes. O Vila Nova venceu todas elas até aqui e soma nove títulos estaduais, sendo oito consecutivos. No jogo da volta do próximo sábado (03), porém, para ser campeã capixaba pela primeira vez, a equipe do Prosperidade pode até mesmo perder por três gols de diferença. Já o Vila Nova tem que vencer por quatro gols de diferença, para igualar o placar e levar a disputa para os pênaltis, ou por pelo menos cinco gols de diferença, para ser campeã no tempo regulamentar.
Douglas, entretanto, prefere ser cauteloso com a vantagem: “Foi falado isso desde quando acabou o jogo e já estamos trabalhando para entrar com a mesma pegada nessa segunda partida. Temos que evitar qualquer tipo de oba-oba, qualquer tipo de salto alto, diminuir essa ansiedade das meninas. Tem a segunda partida ainda e temos uma semana cheia de treinos para tentar buscar outro bom resultado”.
Organizado pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), o Estadual Feminino é a principal competição da categoria no Espírito Santo e vale vaga para o Campeonato Brasileiro Feminino A3 do ano que vem. O campeonato conta com recursos de Termo de Fomento via Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), no valor de R$ 44.034,70 mil, para o pagamento de arbitragem e material esportivo.
Campeonato Capixaba Feminino – Final (Volta)
– Vila Nova x Prosperidade (03/08, 15h, Engenheiro Araripe, Cariacica)
> Transmissão: TVE (TV aberta canal 2.1; NET/Claro canal 15; RCA canal 05, YouTube e Facebook)
Campeonato Capixaba Feminino – Resultado da Final (Ida)
– Prosperidade 5 x 1 Vila Nova (28/07, Humberto Scaramussa, Vargem Alta)