Com 14 times e início em agosto, Copas ES Sub-15 e Sub-17 têm fórmula de disputa e grupos definidos
A fórmula de disputa das Copas Espírito Santo Sub-15 e Sub-17 foi definida na tarde desta segunda-feira (29), na segunda reunião do Conselho Arbitral. 14 times, em cada categoria, disputam as competições, que acontecem simultaneamente e têm data de início prevista para 24 de agosto.
Por unanimidade, os clubes aprovaram a fórmula proposta pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES). Na primeira fase, todas as equipes foram divididas em três grupos, dois com cinco times e um com quatro. Após turno e returno, os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros colocados avançam para o mata-mata. As quartas de final e as semifinais serão decididas em jogos de ida e volta. Já a final acontece em jogo único, em local definido pela FES.
A composição dos grupos se deu por sorteio, realizado durante a reunião virtual. CTE Colatina, Ibiraçu EC, Jaguaré, São Mateus e Linhares FC estão na Chave A. Caxias EC, Desportiva Ferroviária, Doze FC, Porto Vitória e SC Brasil Capixaba compõem a Chave B. E a Chave C tem Aster Brasil, Rio Branco FC, Vilavelhense e Vitória. A tabela e o regulamento serão publicados no site da FES até o dia 09 de agosto.
As Copas ES Sub-15 e Sub-17 deste ano contam com recursos do Ministério do Esporte, via emenda do senador Fabiano Contarato, no valor de R$ 200 mil, destinado para o pagamento de taxas de arbitragem e material esportivo.
No ano passado, Ypiranga e Porto Vitória fizeram as finais das duas competições. O Ypiranga foi o campeão da Copa ES Sub-15 e o Porto faturou o título na Copa ES Sub-17.
Chave A
CTE Colatina
Ibiraçu EC
Jaguaré
São Mateus
Linhares FC
Chave B
Caxias EC
Desportiva Ferroviária
Doze FC
Porto Vitória
SC Brasil Capixaba
Chave C
Aster Brasil
Rio Branco FC
Vilavelhense
Vitória