Felipe Morais Matta assume a presidência do TJD-ES

14 de julho de 2023

Foto: Acervo pessoal

O Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES) tem um novo presidente. Felipe Morais Matta assumiu o cargo, após eleições realizadas na última terça-feira (11), substituindo Eduardo Xible Salles Ramos.

Felipe é um renomado advogado, sócio fundador do escritório Morais Matta Advogados Associados, e possui mais de 20 anos de atuação no campo jurídico. Além de ter sólida formação acadêmica, com especialização em Direito Público, é professor de Direito Civil e Processo Civil. Ele atua há 15 anos no TJD-ES e já exerceu as funções de auditor e presidente da Comissão Disciplinar, e auditor e vice-presidente do Tribunal Pleno. O mandato como presidente é de dois anos, sendo possível a reeleição.

“Assumo com muita satisfação a presidência, ansioso para poder desempenhar um bom trabalho, com novos desafios. O tribunal desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente esportivo saudável e justo. Nossas decisões têm o objetivo de garantir a integridade das competições e a proteção dos direitos dos atletas, clubes e torcedores”, afirma Felipe, que fala sobre os novos planos para a gestão.

“Queremos facilitar a virtualização dos processos, para ter uma tramitação mais ágil. Ter também uma atuação mais humanizada. Com a pandemia, o tribunal esteve mais esvaziado e a gente tem agora a missão de trazer mais as pessoas, para ter um contato mais humano, julgamentos híbridos. Temos a intenção de fazer com que o conjunto de julgamentos fique à disposição das pessoas, como se fosse um banco de jurisprudências, e até remodelar o site do TJD-ES, reunindo tudo em um local só, desde informações básicas até os julgamentos, o que vai facilitar para as pessoas acompanharem. Também queremos implementar uma campanha de conscientização contra manipulação de resultados”, explica.

Eduardo Xible Salles Ramos estava na presidência desde 2020, quando foi eleito justamente com Felipe como seu vice-presidente. Eduardo deixa o TJD-ES após 13 anos, tendo atuado por cinco anos na Procuradoria e oito anos no Tribunal Pleno.

“Encerro um ciclo de muitas alegrias, aprendizado e, principalmente amizades. Agradeço a todos os membros do Tribunal pela parceria nos últimos anos. Registro, também, meu agradecimento à FES pelo apoio incondicional e respeito à independência do Tribunal. Muitas vezes passamos a vida inteira na arquibancada, assistindo aos outros realizarem seus sonhos. Posso dizer que tive o privilégio de sair da arquibancada para viver um dos meus sonhos. Agora, retorno à condição de espectador, desejando muito sucesso ao meu amigo Dr. Felipe na condução do Tribunal”, afirma Eduardo.

O TJD-ES tem importante papel na promoção da justiça e na garantia da ética e do fair play, nas competições do Estado. É responsável por julgar e punir infrações disciplinares e desportivas envolvendo clubes, árbitros, atletas e demais profissionais do futebol, garantindo a lisura e a transparência, buscando sempre a justiça e a imparcialidade em suas decisões.


Próximos jogos

Estadual Sub 11 - Semifinal
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Feminino - Final
Estádio Humberto Scaramussa, Vargem Alta

Copa ES - 2ª Fase
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 13 - Semifinal
Campo do Caxias, Vitória

Copa ES - 2ª Fase
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 11 - Semifinal
Gil Bernardes, Vila Velha

Copa ES - 2ª Fase
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Sub 13 - Semifinal
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante