Após pré-temporada no 38º BI, arbitragem da FES está pronta para o início das competições

16 de janeiro de 2023

Fotos: Henrique Montovanelli

Assim como os clubes, a arbitragem capixaba também realizou pré-temporada para se preparar para as competições do ano. As atividades promovidas pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e coordenadas por sua Comissão de Arbitragem aconteceram nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, no 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, na Prainha, em Vila Velha-ES.

A pré-temporada reuniu 16 árbitros e 20 assistentes aprovados nos testes físicos realizados no último dia 07, além de dois alunos do último curso de arbitragem. Foram três dias de atividades físicas e teóricas, que ocorreram em tempo integral, na sexta-feira e no sábado, e no período da manhã, no domingo.

“A atividade tem por finalidade preparar os árbitros e assistentes para todas as competições realizadas pela Federação, com a padronização da CBF. Inicialmente a gente fez as atividades práticas no campo de jogo, com árbitros e assistentes isoladamente. No segundo dia, a gente juntou ambos para um trabalho integrado. Nos três dias também tivemos as atividades teóricas, com novos conceitos técnicos da CBF, apresentação de vídeos e interpretação da nova regra de impedimento”, explica o vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Marcos André Gomes.

Instrutor e membro de Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ex-assistente Hilton Moutinho Rodrigues atuou na pré-temporada a convite da FES e gostou do que viu.

“É um grupo bastante jovem e tem alguns mais experientes. Deu para observar que todos têm uma vontade muito grande de evoluir, isso é muito importante. E a gente fica contente de poder contribuir com eles, com um pouco da nossa experiência e vivência, passando as orientações que são encaminhadas pela FIFA. Vejo com grande futuro alguns árbitros e assistentes daqui do Estado e a gente fica feliz com a estrutura que está sendo disponibilizada para desenvolver o nosso trabalho”, disse Hilton.

A assistente de arbitragem, Marcielly Netto, acredita que todo o esforço na pré-temporada é necessário para o desempenho durante o ano: “É de extrema importância, ficar três dias bem imersos em um grande aprendizado, tanto prático, quanto físico e técnico, para poder fazer desta temporada uma temporada brilhante. É o que é cobrado dentro do campo de jogo, a gente sempre tem que estar bem fisicamente e com as regras na ponta da língua”.

Clubes presentes

A pré-temporada da arbitragem capixaba também reservou um momento com os clubes, no sábado (14), onde a Comissão de Arbitragem da FES passou para os filiados a nova atualização na regra de impedimento e proporcionou um canal de diálogo entre os representantes dos times e os árbitros, para dúvidas, críticas e elogios.

Foram convidados todos os dez clubes que vão disputar o Capixabão deste ano. Duas equipes estiveram presentes: Vitória FC e Rio Branco A.C.

“Fico feliz por com essa oportunidade e que a gente possa voltar mais vezes, para estar mais atento às regras do futebol. Vamos contactar a comissão de arbitragem para pegar os vídeos e passar para os atletas”, disse o supervisor de futebol do Vitória FC, Charlim Lehrback.

“Quando vamos reclamar, às vezes sem razão, atrapalha a dinâmica do jogo. Acho importante todos os clubes tomarem conhecimento, para depois poder cobrar com direito e ser ouvido”, afirmou o auxiliar técnico do Rio Branco AC, Gilson Miranda. Além dele, o clube capa-preta também foi representado pelo preparador físico Cristiano Pereira e pelos atletas Diogo e Arthur Sanches.

  • A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) agradece ao Coronel Rodrigo Penalva de Oliveira, comandante do 38º Batalhão de Infantaria, por prontamente aceitar o pedido de utilização dos espaços e pela recepção nos três dias da pré-temporada da arbitragem da FES.

Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória