Após pré-temporada no 38º BI, arbitragem da FES está pronta para o início das competições

16 de janeiro de 2023

Fotos: Henrique Montovanelli

Assim como os clubes, a arbitragem capixaba também realizou pré-temporada para se preparar para as competições do ano. As atividades promovidas pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e coordenadas por sua Comissão de Arbitragem aconteceram nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, no 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, na Prainha, em Vila Velha-ES.

A pré-temporada reuniu 16 árbitros e 20 assistentes aprovados nos testes físicos realizados no último dia 07, além de dois alunos do último curso de arbitragem. Foram três dias de atividades físicas e teóricas, que ocorreram em tempo integral, na sexta-feira e no sábado, e no período da manhã, no domingo.

“A atividade tem por finalidade preparar os árbitros e assistentes para todas as competições realizadas pela Federação, com a padronização da CBF. Inicialmente a gente fez as atividades práticas no campo de jogo, com árbitros e assistentes isoladamente. No segundo dia, a gente juntou ambos para um trabalho integrado. Nos três dias também tivemos as atividades teóricas, com novos conceitos técnicos da CBF, apresentação de vídeos e interpretação da nova regra de impedimento”, explica o vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Marcos André Gomes.

Instrutor e membro de Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ex-assistente Hilton Moutinho Rodrigues atuou na pré-temporada a convite da FES e gostou do que viu.

“É um grupo bastante jovem e tem alguns mais experientes. Deu para observar que todos têm uma vontade muito grande de evoluir, isso é muito importante. E a gente fica contente de poder contribuir com eles, com um pouco da nossa experiência e vivência, passando as orientações que são encaminhadas pela FIFA. Vejo com grande futuro alguns árbitros e assistentes daqui do Estado e a gente fica feliz com a estrutura que está sendo disponibilizada para desenvolver o nosso trabalho”, disse Hilton.

A assistente de arbitragem, Marcielly Netto, acredita que todo o esforço na pré-temporada é necessário para o desempenho durante o ano: “É de extrema importância, ficar três dias bem imersos em um grande aprendizado, tanto prático, quanto físico e técnico, para poder fazer desta temporada uma temporada brilhante. É o que é cobrado dentro do campo de jogo, a gente sempre tem que estar bem fisicamente e com as regras na ponta da língua”.

Clubes presentes

A pré-temporada da arbitragem capixaba também reservou um momento com os clubes, no sábado (14), onde a Comissão de Arbitragem da FES passou para os filiados a nova atualização na regra de impedimento e proporcionou um canal de diálogo entre os representantes dos times e os árbitros, para dúvidas, críticas e elogios.

Foram convidados todos os dez clubes que vão disputar o Capixabão deste ano. Duas equipes estiveram presentes: Vitória FC e Rio Branco A.C.

“Fico feliz por com essa oportunidade e que a gente possa voltar mais vezes, para estar mais atento às regras do futebol. Vamos contactar a comissão de arbitragem para pegar os vídeos e passar para os atletas”, disse o supervisor de futebol do Vitória FC, Charlim Lehrback.

“Quando vamos reclamar, às vezes sem razão, atrapalha a dinâmica do jogo. Acho importante todos os clubes tomarem conhecimento, para depois poder cobrar com direito e ser ouvido”, afirmou o auxiliar técnico do Rio Branco AC, Gilson Miranda. Além dele, o clube capa-preta também foi representado pelo preparador físico Cristiano Pereira e pelos atletas Diogo e Arthur Sanches.

  • A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) agradece ao Coronel Rodrigo Penalva de Oliveira, comandante do 38º Batalhão de Infantaria, por prontamente aceitar o pedido de utilização dos espaços e pela recepção nos três dias da pré-temporada da arbitragem da FES.

Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia