CBF Social desembarca dia 18 de novembro no Espírito Santo

17 de novembro de 2016

A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) recebe nos dias 18, 19 e 20 de novembro o projeto CBF + Saúde e CBF Social. O CBF Social é um departamento criado exclusivamente para fomentar ações sociais através do esporte e promover atividades de inclusão por meio do futebol, da Seleção Brasileira e de jogadores e treinadores do país.

Desde a sua criação em 2015, o projeto já beneficiou mais de 25 mil pessoas de diferentes faixas etárias, e de ambos os gêneros. No Espírito Santo participam 300 alunos 9 a 13 anos que fazem parte de projetos sócio-esportivos do Governo do Estado e da Prefeitura de Cariacica-ES, além de acadêmicos, profissionais de educação física, fisioterapia e medicina que atuam com estes alunos e com as categorias de futebol de base da Federação de Futebol do Espírito Santo.

A programação terá início no dia 18 com o Programa CBF + Saúde, no qual serão apresentados os projetos da Comissão Nacional de Médicos do Futebol, e o FIFA 11+, que consiste num programa completo de aquecimento e prevenção de lesões no futebol e vai reunir profissionais e apresentar as suas experiências no mundo da bola para acadêmicos e profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia e Medicina.

No dia 19, será realizado o Workshop CBF Social para tratar do futebol na infância e na adolescência, crescimento e desenvolvimento, maturação biológica – importância de avaliar, métodos de avaliação, influência da maturação biológica na detecção de talentos, efeito da idade relativa. O público alvo são acadêmicos, professores de educação física e professores de escolas de futebol. Neste módulo também serão apresentados aspectos importantes para planejar uma aula de futebol para crianças e adolescentes – espaço, materiais, período e tempo total de prática, além de abordar a relação professor(a) x pais x alunos(as).

As aulas teóricas serão realizadas no auditório da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), que apoia a Federação de Futebol do Espírito Santo na realização deste projeto. Já as aulas práticas acontecerão no Estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira, Vitória – ES.

Para marcar o encerramento das atividades, será realizado no domingo, dia 20, o Festival de Futebol CBF Social, onde cerca de 300 meninos e meninas com idade entre 9 e 13 anos, integrantes de projetos sociais, de escolas públicas e de escolas de futebol, terão a grande oportunidade de receber orientações sobre as atividades relacionadas ao futebol sob o comando de profissionais de Educação Física da região com os exercícios, todos com bola, que foram desenvolvidos no dia anterior. Com esta iniciativa, o que se pretende levar às crianças muito mais que um aprendizado esportivo, mas também lições de vida.

De acordo com o Gerente de Desenvolvimento Técnico do CBF Social, desde maio do corrente ano, mês de início deste modelo de ação do CBF Social, já foram 8 cidades de diferentes estados contemplados.

– Por onde passou, deixou lições de aprendizado para acadêmicos e profissionais de educação física, medicina e fisioterapia durante os workshops CBF + Saúde e o CBF Social: Futebol na infância e na adolescência. Já as crianças e adolescentes durante o festival, aprenderam de forma lúdica, valores importantes que levarão por toda a vida. Estamos com muita expectativa, pois temos certeza de que no Espírito Santo será um sucesso também.

Para o Presidente da Federação do Espírito Santo, Gustavo Vieira, receber o Projeto CBF Social é motivo de orgulho para o nosso Estado, pois adultos, jovens e crianças e suas respectivas famílias estarão envolvidas em um momento muito importante de capacitação e inclusão.

– A capacitação dos profissionais do futebol capixaba é uma das prioridades da Federação, e sem dúvida os participantes passarão por três dias de intenso aprendizado – afirmou Gustavo Vieira.
Já o Secretário de Esportes e Lazer o Espírito Santo, Edilson Barboza diz estar muito feliz em poder ter um parceiro como a Federação de Futebol do Espírito Santo.

– Estamos empenhados em projetos para continuar alavancando o futebol capixaba, e agora essa ação da CBF e FES no Kleber Andrade vem para encerrar o calendário anual de parcerias. Será uma grande oportunidade para as crianças de projetos sociais do Estado participarem de um evento desse porte.

A CBF iniciou esse trabalho sério com crianças e jovens porque o futebol não é mais apenas o jogo em campo, mas um agente de transformação social. É mais do que vemos. É um meio pelo qual podemos combater as drogas, ensinar novos ofícios e transmitir conhecimento. A intenção é fazer um trabalho que tenha desdobramentos e continue como um legado da CBF Social para a população – disse o Secretário-Geral da CBF, Walter Feldman.


Próximos jogos

Copa ES Sub 15
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES Sub 15
Campo do América - Olaria, Guarapari

Copa ES Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES Sub 17
Campo do América - Olaria, Guarapari

Copa ES Sub 17
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Copa ES Sub 17
Campo do AERT, Serra

Copa ES Sub 17
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Copa ES Sub 17
Campo do Paul, Vila Velha